ESTILOS PARENTAIS EM MULHERES PRESAS DE UMA UNIDADE PRISIONAL DO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA
Palavras-chave:
Estilos parentais, Mulheres, Unidade Prisional, CognitivoResumo
RESUMO: Nas últimas décadas muito se tem estudado a respeito das relações familiares e como essas influenciam no desenvolvimento comportamental, emocional e intelectual das crianças. Objetivos: Tem como objetivo identificar os estilos parentais em mulheres presas de uma unidade prisional do interior do Estado de Rondônia. Métodos: Tratou-se de um estudo retrospectivo, de cunho descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados e Discussões: Demonstraram que a carência afetiva, excesso de críticas e o alto nível de exigência foram os principais comportamentos dos pais que desenvolveram os EIDs desadaptativos e influenciaram diretamente na escolha pelo crime. Conclusões: O estudo dos estilos parentais busca o conjunto de comportamentos dos pais que cria um clima emocional em que se expressam as interações pais/filhos, tendo como base a influência dos pais em aspectos comportamentais, emocionais e intelectuais dos filhos.
Palavras-chave: Estilos parentais, mulheres, unidade prisional, cognitivo.
Parental styles in women premises of a prison unit of the interior of the state of Rondônia
ABSTRACT: In the last decades much has been studied about the family relations and how these influence in the behavioral, emotional and intellectual development of the children. Objectives: The objective is to identify parental styles in women prisoners of a prison unit in the interior of the State of Rondônia. Methods: This was a retrospective, descriptive, qualitative study. Results and discussion: They demonstrated that the affective deficiency, excess of criticism and the high level of demand were the main behaviors of the
parents who developed the maladaptive EIDs and directly influenced the choice for the crime. Conclusions: The study of parental styles seeks the set of parental behaviors that creates an emotional climate in which parent / child interactions are expressed, based on the influence of parents on the behavioral, emotional and intellectual aspects of the children.
Keywords: Parenting Styles, Women, Prison Unit, Cognitive.
Referências
ÁVILA, G. N. Falsas memórias e sistema penal. A prova testemunhal em xeque. Porto alegre: Lumen Juris, 2013.
BECK, J.S. Conceituação Cognitiva. In: ______. Terapia Cognitivas: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 28-39.
BOLSONI-SILVA, T.; CARRARA, A. K. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicol. rev. 2010, n.2, v.16, p. 330-350. Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000200007>. Acesso em 15 mar. 2016.
BRASIL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN), 2014. Disponível em:< http:// http://www.justica.gov.br/noticias/estudo-traca-perfil-da-populacao-penitenciaria-feminina-no-brasil/relatorio-infopen-mulheres.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2016
CABALLO, V. E. Habilidades Sociais: quadro teórico. In: ________. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 2010, p. 1-9.
CARVALHO, C.M.S. Análise Psicométrica do Questionário de Distorções Cognitivas
(CD-Quest), 2014. Disponível m: < http: //epositorio.ufba.br › ... › Dissertações de Mestrado (PPGORGSISTEM). Acesso em 10 jun. 2016.
COOPER, Z.; FAIRBURN, C. G.; HAWKER, D.M. Introdução. In: Terapia Cognitivo-Comportamental da obesidade: manual do terapeuta. São Paulo: Roca, 2009, p. 1-6.
LIMA, Márcia de. Da visita íntima à intimidade da visita: a mulher no sistema prisional. Tese (Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-24032008-085201/pt-br.php>. Acesso em: 10 mar. 2016.
KNAPP, P. Princípios fundamentais da terapia cognitiva. In: KNAPP, P. et al (Org.). Terapia cognitiva comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 19-41.
DOBSON, K. S.; SCHERRER, M. C. História e futuro das terapias cognitivo-comportamentais. In: KNAPP, P. et al (Org.). Terapia cognitiva comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 42-57.
LIRA, N. N. T. S. A influência da família e da escola na formação de esquemas iniciais desadaptativos em crianças da educação infantil, 2013. Disponível em: < http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/4945>. Acesso em: 21 maio 2016.
MAGALHAES, P. P.; MURTA, S. G. Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimental. Temas psicol. n.1, vol.11, 2003, p. 28-37. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2003000100004&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 mar. 2016.
MAMELUQUE, M. G. C. A subjetividade do encarcerado, um desafio para a psicologia. Revista Psicologia Ciência e Profissão, 2006, n.26, v.4, p. 620-631. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000400009 >. Acesso em 22 mar. 2016.
Martins, G. D. F., Macarini, S. M., Vieira, M. L., Seidlde Moura, M. L., Bussab, V. S. R., & Cruz, R. M. (2010). Construção e validação da Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC) na primeira infância. Psico-USF, v.15, n.1, p. 23-34.
MOURA, N. O. A Lei De Execução Penal (7.210 de 1984). Disponível em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7912>. Acesso em: 17 jan. 2016.
PAIVA, F. S.; RONZANI, T. Estilos parentais e consumo de drogas entre adolescentes: revisão sistemática. Psicologia em estudo, v. 14, n. 1, p. 177-183,2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pe/v14n1/a21v14n1>. Acesso em: 17 jul. 2016.
PASSETTI, E. Conversação sobre abolicionismo penal e o teatro do direito. In: ÁVILA, G. N. (Org.) Fraturas no sistema penal. Porto Alegre: Sulina, 2013, p. 9-30. Disponível em: <http://www.editorasulina.com.br/img/sumarios/620.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.
RANGÉ, B. P. Por que sou Terapeuta Cognitivo-Comportamental? Disponível em: < www.itcrcampinas.com.br/.../Range%20Por%20que%20sou%20terapeut...>. Acesso em: 20 mar. 2016.
SAMPAIO, I. T. A.; GOMIDE, O. I. C. Inventário de estilos parentais (IEP) – Gomide (2006) percurso de padronização e normatização. Psicol. Argum. n. 48, v. 25, p. 15-26. 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016.
SUDAK, D. M. Modelo e teoria cognitivos da psicopatologia. In: ______. Terapia cognitivo-comportamental na prática. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 21-28.
VALENTINI, F. Estudo das propriedades psicométricas do inventário de estilos parentais de Young no Brasil. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em psicologia. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17441>. Acesso em: 10 abr. 2016.
VALENTINI, F. ALCHIERE, J. C. Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: revisão da literatura. Contextos Clínicos, n.2, v.2, 2009. Disponível em: < https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983. >. Acesso em: 10 jun. 2016.
YOUNG, J. E.; KLOSKO, J. S.; WEISHAAR, M. E. Terapia Do Esquema: Modelo Conceitual. In: ______. Terapia do esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.17-69.
______. Rompimento de padrões comportamentais. In: ______. Terapia do esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.135-159.
WAINER, et al. A teoria de apego e as bases familiares da terapia do esquema. In: ______. Terapia cognitiva focada em esquemas: integração em psicoterapia. Porto Alegre: Artmed, 20016. p. 39-46.
WRIGHT, J. H.; BASCO, M.; THASE, M. E. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental. In: ______. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15-32.
Hutz, C. S. (2005). Violência e risco na infância e adolescência: pesquisa e intervenção. Casa do Psicólogo.
BRASIL. Ministério da Justiça. Levantamento Nacional de Informações Penintenciárias INFOPEN Mulheres. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre Creative Commons
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).