O SURGIMENTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O SEU PODER DE INFLUÊNCIA

Everson de Oliveira Souza

Resumo


RESUMO: Os meios de comunicação são as formas de conteúdo utilizado para que possa realizar um processo de comunicação. Desde o início dos tempos os seres humanos utilizam diversos meios para se comunicar com os seus semelhantes. Esse processo de comunicação se torna necessário, tendo em vista a necessidade de os humanos viverem em grupos e consequentemente tornando a voz humana o meio de comunicação mais natural. No decorrer dos tempos foram criados diversos meios de comunicação que possibilitaram uma globalização no mundo atual e reduziram o tempo de transmissão das mensagens. O presente artigo apresenta uma análise sobre a história dos meios de comunicação e o poder de influência que eles exercem.

 

 Palavras-chave: Surgimento, Meios de comunicação, Poder de influência.

 

The development of the media and their power of influence

 

ABSTRACT: The means of communication are the forms of content used to enable you to carry out a communication process. From the beginning of time humans have used various means to communicate with their fellow humans. This communication process becomes necessary in view of the need for humans to live in groups and consequently making the human voice the most natural means of communication. In the course of time, various media have been created that have made globalization possible in today's world and have reduced the transmission time of messages. This article presents an analysis of the history of the media and the power of influence they carry. 

­­

Keywords: Emergence, The Media, Power of Influence.


Palavras-chave


Surgimento; Meios de comunicação; Poder de influência.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ABREU, Karen Cristina Kraemer; SILVA, Rodolfo Sgorla da. História e tecnologias da televisão. Artigo Científico, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Westphalen, RS, 2011.

CASTRO, José de Almeida. História do rádio no Brasil. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2018.

COSTA, Priscila Marques da. O poder da comunicação: persuasão como guia das massas. Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social. Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis/FEMA, Assis, SP. 2009.

FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Rap: Revista de Administração pública. v. 44, n. 2, p. 367 - 383, Rio de Janeiro, RJ, 2010.

FIGUEIRÔA, Fábio Costa. História da comunicação e dos meios. Aracaju, SE: Instituto Educar, 2014.

FRANCO, Maria Eugênia Santana. Os meios de comunicação em massa e o sistema jurídico: a mídia como um instrumento de controle social. Revista da faculdade de direito - UFU. v. 44, n. 2, p. 268 - 291, Uberlândia, MG, 2016.

JÚNIOR, Alfredo Boulos. História: Sociedade & Cidadania. São Paulo, SP: FTD, 2013.

KNOPP, Glauco da Costa. A influência da mídia e da indústria da beleza na cultura de corpolatria e na moral da aparência na sociedade contemporânea. Artigo Científico, Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador, Bahia. 2008.

MARTINS, Gonçalo. Influência da comunicação social na vida pública. Artigo Científico. Escola Superior de Tecnologia de Tomar. Tomar, Portugal, [2006 ou 2007].

MEIRELLES, Aluísio Telles de. História do telefone, quem inventou e quando foi criado. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2018.

MELLO, Leonardo Thomé da Silva. O começo do jornalismo no Brasil. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2018.

RIBAS, Elias. Como foram implantados os usos e costumes nas igrejas Assembleia de Deus. Disponível em: Acesso em 22 out. 2017.

SILVA, Veruska Anacirema Santos da. A importância da escola dos Annales para o estudo da relação entre cinema e história. Artigo Científico, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, [entre 2007 e 2010].

SOUZA, Carlos Roberto de. Raízes do cinema brasileiro. Alceu: Revista do Departamento de comunicação Social da PUC - Rio, v. 8, n. 15, p. 20 - 37, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

TOCCHETTO, Gabriel Zanatta. O (Quarto) Poder dos Meios de Comunicação em Massa. Artigo Científico, Faculdade Meridional, P




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.