O CURRÍCULO COMO PRÁTICA DO ENFRENTAMENTO AO FRACASSO ESCOLAR

Adriana das Graças Bressanini, Ismael Fernandes dos Anjos, Simone Lucinda Cordiro Beijo, Tatielly Angelina Pires, Eraldo Carlos Batista

Resumo


RESUMO: O desenvolvimento dos currículos nas escolas é pensado na perspectiva da promoção de uma educação de qualidade para todos e todas. Ao considerarmos a diversidade cultural e as diferenças de classes sociais, nas quais estão inseridos os alunos, sobretudo aqueles da escola pública, a elaboração do currículo precisa ter como ponto de partida uma perspectiva multicultural que contribui no auxílio da identificação de possíveis problemas de aprendizagem que levam ao insucesso escolar do aluno. Este trabalho teve por objetivo refletir sobre o currículo como prática do enfrentamento ao fracasso escolar. A partir de uma perspectiva psicológica é possível inferir que o currículo escolar ainda é pensado pela e para a classe dominante desconsiderando que o desempenho escolar se dá também pela posse do capital cultural apreendido e internalizado pelo indivíduo no seu ambiente social. Da mesma forma, o currículo pode se constituir como o elo facilitador da aprendizagem escolar e do mundo cultural da criança no enfrentamento ao insucesso escolar. Conclui-se então que o professor tem como papel fundamental repensar e contextualizar suas práticas didáticas e pedagógicas com o objetivo de combater as dificuldades escolares.

 

Palavras-chave: Insucesso escolar. Currículo. Escola.

 

The curriculum as a practice of counseling to school failure

 

ABSTRACT: The development of curricula in schools is thought of in the perspective of promoting a quality education for all. When considering cultural diversity and the differences of social classes in which students are inserted, especially those of the public school, curriculum development must have as its starting point a multicultural perspective that contributes to the identification of possible learning problems that lead to student failure. This study aimed to reflect on the curriculum as a practice of coping with school failure. From a psychological perspective it is possible to infer that the school curriculum is still thought by and for the ruling class, disregarding that the school performance is also due to the possession of the cultural capital seized and internalized by the individual in his social environment. In the same way, the curriculum can be the link between school learning and the cultural world of the child in the face of school failure. It is concluded that the teacher has a fundamental role to rethink and contextualize his didactic and pedagogical practices in order to combat school difficulties. 

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Keywords: School failure. Curriculum. School.


Palavras-chave


Insucesso escolar; Currículo; Escola

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