AVANÇOS NO USO DE NOVAS TECNONOGIAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, UMA ANÁLISE DE APLICAÇÃO EAD EM RELAÇÃO A CURSOS PRESENCIAS DE ENSINO SUPERIOR

Luana Kaline da Silva, Cristielly Ramos da Silva

Resumo


RESUMO: O presente artigo reúne informações a respeito dos novos caminhos da educação brasileira com base no Censo EAD 2015, no qual podemos perceber mudanças significativas que vem ocorrendo com relação perfil do profissional docente em relação ao impacto causado pelas novas tecnologias na educação, o estudo tenciona verificar a importância da inclusão de novas tecnologias nas metodologias da educação do ensino superior com o objetivo falar sobre o desenvolvimento do processo educacional nos níveis de graduação e pós graduação com base em dados de uso ou não de práticas tecnológicas, a pesquisa é uma de revisão bibliográfica que busca elucidar as mudanças ocorridas na educação brasileira com a inclusão de novas tecnologias no ensino superior. São feitas comparações sobre as rupturas marcantes e quebra de paradigmas, sobre a inclusão de um novo modelo educacional na busca de alcançar avanços que possam representar mais ensino e aprendizagem aos acadêmicos do ensino superior, são apresentados dados onde o ensino EAD tem utilizado muito mais praticas com novas ferramentas tecnológicas em relação a cursos presencias.

 

 

Palavras-chave: Evolução da Educação, Novas tecnologias, Educação no Brasil, Docência do Ensino Superior.

 


Advances in the use of new technologies in teaching higher education, an analysis of ead application in relation to courses presences of higher education

 

ABSTRACT: This article gathers information about the new paths of Brazilian education based on the EAD 2015 Census, in which we can perceive significant changes that are occurring in relation to the profile of the teaching profession in relation to the impact caused by the new technologies in education, the study intends to verify the importance of the inclusion of new technologies in the methodologies of higher education with the objective to talk about the development of the educational process at undergraduate and graduate levels based on data of use or not of technological practices, the research is a bibliographical review which seeks to elucidate the changes that have occurred in Brazilian education with the inclusion of new technologies in higher education. Comparisons are made on breakthroughs and breakdown of paradigms, on the inclusion of a new educational model in the search to reach advances that may represent more teaching and learning for higher education academics, data are presented where EAD teaching has used much more practices with new technological tools in relation to attendance courses.

 

Keywords: Evolution of Education, New Technologies, Education in Brazil, Teaching Higher Education.


Palavras-chave


Evolução da Educação; Novas tecnologias; Educação no Brasil; Docência do Ensino Superior

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ANTUNES, Maria Thereza Pompa, et al. Tecnologias Educacionais em Cursos de Contabilidade. Avaliados no Exame Nacional de Cursos (ENC)/2003 com Conceitos A e B. UnB Contábil, Jan/ Jun,2008.

BELLO, Jose Luis de Paiva. Educação no Brasil e historia das rupturas. 2001.Disponível em: Acesso em: 12 agosto 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96, Brasília Distrito Federal / MEC,1996.Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm > Acesso em: 10 agosto 2017.

______. Ministério da Educação e Cultura.Censo EAD 2015 .Disponível em: Acesso em: 8 agosto 2017.

DOWBOR, L. O espaço do conhecimento. In: A revolução tecnológica e os novos paradigmas da sociedade. Belo Horizonte, IPSO, 1993.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo, Pioneira, 1993.

GRINSPUN, Mirian Paura Saboza Zippin (org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. SãoPaulo: Cortez, 2009.

MASSETO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente.IN: Docência na universidade (Org) Campinas, SP: Papirus, 1998.

MASETTO, Marcos T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In. CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Campinas-SP: Papirus, 2001.

MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió.Maceió: Edufal, 1999.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais etelemáticas. In: MORAN, J. M, MASETTO, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus Editora. 2000.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo, Cortez, 2002.

VALENTE, José Armando. ALMEIDA, Fernando José. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor, disponível em:, acessado em 15 de agosto/2017.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.