Crédito rural em Rondônia e sua utilização pelos setores do agronegócio
Palavras-chave:
Agronegócio, Rondônia, Crédito Rural, Agropecuária, Agricultura.Resumo
O agronegócio é um setor importante para o desenvolvimento econômico do Brasil e trata-se do setor de maior importância para a economia do Estado de Rondônia, onde as atividades pecuárias são historicamente praticadas. Contudo, atualmente a agricultura vem se destacando na balança econômica de Rondônia com a ampliação do cultivo de grãos. Este trabalho analisou as características do agronegócio e a contratação do crédito rural no Estado de Rondônia, por meio da análise de dados públicos de órgãos oficiais a nível estadual e federal. Atualmente, a área de plantação de grãos vem aumentando, porém a bovinocultura ainda é se destaca como principal gerador de renda e ocupação territorial no Estado de Rondônia. A pecuária é o principal setor recorrente ao crédito rural, tanto para custeios como para investimentos nas linhas de crédito do PRONAF e PRONAMP. O crédito rural continua sendo o principal promotor do agronegócio no Estado e continua com grande demanda pelos pequenos e médios produtores, mesmo com alterações nas taxas de juros e limites para financiamento.Referências
BCB - Banco Central do Brasil. Quantidade e Valor dos Contratos por Região e UF. Disponível em: < www.bcb.gov.br/pt-br/#!/r/micrrural/?path=conteudo%2FMDCR% 2FReports%2FqvcRegiaoUF.rdl&nome=Quantidade%20e%20Valor%20dos%20Contratos%20por%20Regi%C3%A3o%20e%20UF&exibeparametros=true&botoesExportar=true>. Acesso em: 06 de Agosto de 2017.
CONAB – Companhia nacional de abastecimento. Observatório Agrícola. Fevereiro de 2018. Indicadores da Agropecuária. Disponível em: < http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/ uploads/arquivos/18_02_27_09_35_29_revista_indicadores_da_agropecuaria_-fevereiro_ 2018_-_versao_final _internet.pdf >. Acesso em: 13 de Março de 2018.
FILHO, Mauro Luiz Sampaio. Levantamento de alternativas de mitigação de riscos disponibilizados ao agronegócio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação em Agronegócio) – Departamento de Economia Rural e Extensão – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2015.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção agrícola municipal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pam /tabelas>. Acesso em: 07 de Agosto de 2017a.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção da Pecuária Municipal – 2015. Rondônia. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla= ro&tema=pecuaria 2015>. Acesso em: 03 de Setembro de 2017b.
IDARON - Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia. Febre Aftosa. Disponível em: <http://www.idaron.ro.gov.br/portal/Gidsa.aspx?pg=Programas&pg2 =pFebreAftosa>. Acesso em: Acesso em: 03 de Setembro de 2017a.
IDARON - Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia. Relatórios e formulários. Disponível em: <http://www.idaron.ro.gov.br/Portal/ svArquivos.aspx>. Acesso em: Acesso em: 05 de Setembro de 2017b.
JUNIOR, José Roberto Vieira; Fernandes, Cléberson de Freitas; Fonseca, Aline Souza da; Sangi, Simone Carvalho; Marcolan, Alaerto Luiz; Cararo, Denis Cesar; Osmari, Elisa Kohler; Freire, Tamiris Chaves e Matos, Sara Inácia. Estudo etiológico e epidemiológico da morte-das-pastagens em Rondônia. Porto Velho, RO: Embrapa Rondônia, 2015. 29 p. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 76).
MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Crédito rural. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/credito-rural>. Acesso em: 07 de Agosto de 2017a.
MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Plano Agrícola e Pecuário. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/ plano-agricola-e-pecuario/plano-agricola-e-pecuario-antigo>. Acesso em: 05 de Setembro de 2017b.
MIWA, Renata. Rondônia: um porto seguro em tempos de crise. Abril Branded Content. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/ rondonia-um-porto-seguro-em-tempos-de-crise/>. Acesso em: 25 de Agosto de 2017.
REIS, Diogo Zansávio. O crédito como fator determinante no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. 2012. 36 f. Relatório Final de Estágio Supervisionado Obrigatório (Graduação em Gestão do Agronegócio), Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
SILVA, Ana Paula Domingos da. O crédito rural e a situação do programa de agricultura de baixo carbono no agronegócio brasileiro. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Agronegócios) – Departamento de Economia Rural e Extensão – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre Creative Commons
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).