O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA: PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL DOS FILHOS

Michelly Kallyne Neves Dias, Antônio Carlos Zandonadi

Resumo


Resumo: O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura que objetivou investigar os impasses e desafios no desenvolvimento da educação sexual dos filhos por parte de pais e educadores, bem como discutir a relevância da educação sexual na formação dos jovens. Os resultados evidenciados a partir de diferentes estudos demonstram que muitas famílias privam seus filhos da educação sexual, pelo valor negativo atribuído a sexualidade, por considerarem que o diálogo antecipa a prática sexual e por se sentirem despreparados e tímidos em tratar do assunto. Evidenciou-se que nas escolas a educação sexual tem ocorrido de forma limitada, a qual aborda apenas os aspectos biológicos e reprodutivos do indivíduo, negando assim, que essa prática possa ser saudável e prazerosa. Desta forma, os resultados apontam para a necessidade de que a educação sexual seja iniciada em casa e seja complementada na escola, para que possam suprir o despreparo e as dificuldades dos pais em relação ao tema e ajudar os adolescentes a enfrentar as dúvidas e ansiedades.

 

Palavras-chave: Sexualidade. Jovens. Educação. Escola.

 

THE ROLE OF THE FAMILY AND SCHOOL: SEXUAL CHILD EDUCATION PROCESS


Abstract: The present work is a review of the literature that aimed to investigate the impasses and challenges in the development of sexual education of children by parents and educators, as well as discuss the relevance of sex education in the training of young people. The results evidenced from different studies show that many families deprive their children of sexual education, because of the negative value attributed to sexuality, because they consider the dialogue to anticipate the sexual practice and because they feel unprepared and shy in dealing with the subject. It has been pointed out that in schools sex education has occurred in a limited way, which only addresses the individual's biological and reproductive resources, thus denying that it is a formula for the offer of seriousness and pleasure. Thus, the results point to the need for sex education to be initiated at home and be complemented in the school, so that it is premature or unprepared and as parents' difficulties in relation to the topic and help adolescents to cope with doubts and anxieties.

 

Keywords: Sexuality. Youth. Education. School.


Palavras-chave


Sexualidade; Jovens; Educação; Escola

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