A visão de educadores infantis sobre a contribuição do lúdico na construção do conhecimento infantil

Juliana Deotti, Elizangela Codinhoto

Resumo


Resumo: O brincar tem sido considerado uma importante forma de comunicação. Por meio dele a criança pode simbolizar a sua vida. O lúdico, relacionado ao brincar, permite o processo de aprendizagem da criança, pois promove a edificação da reflexão, da autonomia e da inventividade, instituindo, portanto, uma relação direta com o jogo e a aprendizagem. Sendo assim, este estudo visa compreender a concepção dos professores sobre o lúdico e analisar como este pode ser utilizado no processo de aprendizagem. Foi empregado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado com doze questões que abordam assuntos relacionados à contribuição do lúdico no processo de aprendizado de crianças. Participaram da pesquisa três professoras que trabalham numa escola pública do interior do Estado de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os fenômenos coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Constatou-se que o lúdico é utilizado como uma técnica eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois é reconhecido como provedor da assimilação do conhecido e facilita a aderência às regras, colaborando na socialização, na motivação e gera prazer tanto para os professores quanto para alunado. O lúdico está inserido na escola por meio de dramatizações e atividades simples e complexas, elaboradas diariamente, as quais promovem a descoberta, a criatividade e facilitam o desenvolvimento psicomotor da criança.

 

Palavras Chave: Lúdico. Ensino-Aprendizagem. Educação Infantil.

 

THE VISION OF CHILDHOOD EDUCATORS ABOUT LUDIC’S CONTRIBUTION IN BUILDING CHILDREN’S KNOWLEDGE

 

Abstract: Playing has been considered an important form of communication. Through it children can symbolize their life. The ludic, related to play, allows the learning process of the child, as it promotes the building of reflection, autonomy and inventiveness, thus establishing a direct relationship with the game and learning. Therefore, the objective of this study aims to understand the concept of teachers about the ludic and analyze how it can be used in the learning process. A semi-structured questionnaire with twelve questions that address issues related to the contribution of playfulness in children's learning process was used as an instrument for data collection. The participants of the survey were three teachers who work in a public school in the countryside of the state of Rondônia. This is a qualitative research, in which the phenomena collected were analyzed through content analysis of Bardin (2011). It was found that the ludic is used as an effective technique in the teaching-learning process, it is recognized as a known provider of assimilation and facilitates adherence to the rules, collaborating in socialization, motivation and generates pleasure for both teachers and students. The playfulness is embedded in the school through dramatizations and simple and complex activities, prepared daily, which promote the discovery, creativity and facilitate the child's psychomotor development.

 

Keywords: Ludic. Teaching-Learning. Childhood Education.


Palavras-chave


Lúdico; Ensino-Aprendizagem; Educação Infantil

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