A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo
RESUMO: O advento tecnológico atual inseriu no cotidiano das crianças tecnologias que influenciam na mudança comportamental infantil. Neste contexto é comum verificar o desinteresse por brincadeiras em que o contato interpessoal é necessário, resultando em um individualismo evidente e precoce. Desta forma este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as habilidades sociais de crianças e adolescentes que fazem o uso frequente de dispositivos eletrônicos. Utilizando o método quantiqualitativo, o estudo foi realizado nas escolas públicas centrais de Rolim de Moura - RO, participando 15 crianças entre 11 a 13 anos de idade e seus respectivos responsáveis. O estudo identificou que alguns indivíduos já possuem uma dependência moderada em relação ao uso de tecnologias, e que isso pode prejudicar dois itens avaliados nas Habilidades sociais: a afetividade e responsabilidade das crianças. Em relação aos problemas no comportamento obteve equilíbrio entre recursos e déficits, mas sendo importante a atenção de pais e responsáveis para um uso de meios eletrônicos com mais precaução.
Palavras-chave: Tecnologia; Desenvolvimento infantil; Habilidades Sociais.
The influence of technology in child development
ABSTRACT: The current technological advent has inserted into the everyday of children technologies that influence the behavioral change in children. In this context it is common to verify the investment, offering in an obvious individualism and pre-quote'. In this way this study presents the results of a research that sought to identify as social skills of children and adolescents who make frequent use of electronic devices. Using the quantitative method, the study carried out in central public schools in Rolim de Moura - RO, involving 15 children between 11 and 13 years of age and their products. The study identified in some cases is already available a moderate dependence on the use of technologies, and this can hurt two current items Social skills: an affection and responsibility of children. Regarding the problems, there is no procedure, but it is important for parents and resources to use electronic means more carefully.
Keywords: Technology. Child development. Family skills.
Palavras-chave
Texto completo:
Leia emReferências
ARAÚJO, A. S. G; SILVA, E. R. As contribuições da psicomotricidade na educação infantil. Educação pública. 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2016.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
______. O ciclo vital. Porto alegre: Artmed, 1997.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
CAPRON, H. L; JOHNSON, J. A. Introdução à informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
CIRIACO, D. A historia da conexão. Tec Mundo, 2009. Disponível em: .Acesso em: 01 out. 2016.
COALIZA. Dependência de internet tem graves consequências. Psicoinfo. 2015. Disponível em: . Acesso em 10 out. 2017
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. Infância roubada. Contato, Paraná, ano 10. 60. ed. p. 16-17, nov./dez. 2008. Disponível em: < http://www.portal.crppr.org.br/revistas/12.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
CRAIDY, M; KAERCHER, G. E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
CUNHA, M. História corrente. 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016.
DEL PRETTE, Z. A. P; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
EISENSTEIN, E; ESTEFENON, S. B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ. ano 10, agosto de 2011. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016.
FERREIRA, C. A. M. et al. Psicomotricidade escolar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008.
GERRING, R. J.; ZIMBERDO, P. G. A psicologia e a vida. 16. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GLOBO. Uso excessivo das tecnologias pode trazer sérios riscos à vida social. Globo ciência. 2013. Disponível em: Acesso em 11 de out. 2017
GRESHAM, F. M; ELLIOTT, S. N. Inventario de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças – SSRS. São Paulo: Casa do psicólogo, 2016.
LEÃO, I. Z. C. C. O conceito de tecnologia em Ruy Gama. Economia & Tecnologia. ano 02, v. 06. jul./set. 2006. Disponível em: < http://revistas.ufpr.br/ret/article/view/29607/19277>. Acesso em: 21 ago. 2016.
LEMOS, I. L; SANTANA, S. M. Dependência de jogos eletrônicos: a possibilidade de um novo diagnóstico psiquiátrico. Rev Psiq Clín. 2012;39(1):28-33. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832012000100006>. Acesso em: 16 out. 2017.
MEDEIROS, L.M.V.M et al. A violência na programação infantil da televisão aberta no Brasil. Psychologica, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2017.
OLIVEIRA, M. Vítimas da dependência digital. Revista Isto é, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2017.
PAIVA, N. M. N.; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia pt: O portal dos psicólogos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016.
RAPPAPORT, C. R. et al. Psicologia do desenvolvimento. v. 2. São Paulo: Epu, 1981.
RIBEIRO, D. T. M. Benefícios e malefícios das novas tecnologias. Psicopedagogia Online, São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2016.
SILVA, J. C. T. Tecnologia: conceitos e dimensões. ENEGEP. 2002. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2016.
UOL. Estudo relaciona uso intensivo da internet a estresse e depressão. Tecnologia. Disponível em: Acesso em: 17 out 2017.
VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Prisma.com. n. 7. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.