O MUNDO EM UM CLICK: O USO EXCESSIVO DA INTERNET PODE AFETAR O DESEMPENHO ACADÊMICO?

Antonio Carlos Zandonadi, Marciane Lucia Schaeffer Henke

Resumo


RESUMO: O presente estudo foi realizado com intuito de investigar o uso da internet no contexto acadêmico.  Diante da modernidade e da facilidade em se obter informações sempre que precisar, os indivíduos buscam estar sempre atualizados, para a realização de trabalhos acadêmicos, além de servir como ferramenta importante no trabalho e nas amizades. Devido a correria dos dias atuais e a falta de tempo, essa prática cada vez mais tem sido utilizada e isso tende a causar dependência, principalmente por se tratar de uma ferramenta que gera comodidade e conforto. Desta forma, a pesquisa teve o propósito de identificar os níveis de uso de internet e qual a parcela desta amostra pode ser considerada em nível de dependência. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos nos períodos iniciais de formação superior. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário autoaplicável composto por vinte e cinco questões objetivas. A amostra foi selecionada aleatoriamente, com indivíduos de todos os cursos devidamente matriculados e cursando os primeiros anos na instituição pesquisada. Os resultados da pesquisa demonstram que os acadêmicos apresentam dependência em internet. Embora uma pequena parcela da amostra demonstre utilizar desta prática de maneira saudável, a maioria dos indivíduos apresenta níveis de dependências de maneira moderada, enquanto que uma grande parcela desta amostra se enquadra como dependência patológica

 

Palavras-chave: Dependência. Tecnologia. Nomofobia.

 

The world in a click: Could excessive use of the internet affect academic performance?

 

ABSTRACT: This study was performed in order to investigate the use of internet in the academic contexto. Faced with modernity and facility in obtaining information whenever they need it, people seek to be always up to date, to carry out academic work, as well as serving as an important tool in work and friendships. Due to the current rush and lack of time, this practice has increasingly been used and this tends to cause dependence, especially because it is a tool that generates convenience and comfort. Therefore, the research had the purpose to identify the levels of internet use and what fraction of this sample can be considered in dependence level. The subjects of the research were academic in the initial periods of higher education. As data collection instrument, were used a self-administered questionnaire composed for twenty-five objective questions. The sample was randomly selected, with individuals of all courses properly enrolled and attending the first years in the researched institution. The survey results demonstrate that academics dependence internet. Although a small portion of the sample demonstrates using this practice in a healthy way, most individuals presents moderate levels of dependency moderate way, while a large portion of this sample is classified as pathological dependence.. 

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Keywords: Internet. Dependency. Technology. Nomophobia


Palavras-chave


Internet; Dependência; Tecnologia; Nomofobia

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