CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO, BRASIL, ANO 2018

Autores

  • Alexandra Aparecida Rech Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Inclusão, Aluno com Deficiência, Atendimento

Resumo

RESUMO: A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no ensino regular de ensino e com isso, objetivou este trabalho, que será identificar os desafios e vantagens vistas pela ótica dos professores de sala regular e sala de recurso nas escolas do fundamental I, no município de São Miguel do Guaporé/RO. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se assentada numa abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, onde os dados obtidos serão descritos, mostrando a perspectiva dos participantes não se limitando somente a descrição, mas buscará refletir à luz dos parâmetros legais e conhecimentos produzidos as características do atendimento educacional ao estudante om deficiência. Pode-se concluir que os desafios descritos e vividos pelos profissionais possuem níveis elevados porem as vantagens da inclusão são numericamente maiores quando vistos na qualidade de vida dos alunos com deficiência e sua melhoria de saúde e integração na sociedade.

 

 

Palavras-chave: inclusão, aluno com deficiência, atendimento.

 

Characteristics of the educational assistance to students with disabilities in the Elementary School of a Public School of the Municipality of São Miguel do Guaporé - RO, Brazil, year 2018

 

ABSTRACT: Inclusion is a complex subject, especially when talking about inclusion of people with some kind of disability in the regular teaching of education and with this, aimed at this work, which will identify the challenges and advantages seen from the perspective of teachers of the regular classroom and room of resource in primary schools I, in the municipality of São Miguel do Guaporé / RO. The theoretical-methodological foundation is based on a qualitative approach, with field research, where the data obtained will be described, showing the participants' perspective not only being limited to the description, but will seek to reflect in light of the legal parameters and knowledge produced the characteristics of educational assistance to students with disabilities. It can be concluded that the challenges described and experienced by professionals have high levels, but the advantages of inclusion are numerically greater when viewed in the quality of life of students with disabilities and their improvement of health and integration in society.

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Keywords: inclusion, student with disabilities, attendance.

Biografia do Autor

Alexandra Aparecida Rech, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Ciência da Educação, Graduada em pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-graduada em Educação Especial, LIBRAS e BRILLE. E-mail: alexandrarech2018@gmail.com.

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Publicado

2019-06-13