O uso dos contos de fadas como recurso terapêutico com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem sob o enfoque psicanalítico

Rosinéia de Jesus de Paula, Maria Izabel Pereira Carneiro

Resumo


RESUMO: Este artigo, além de discorrer sobre as dificuldades de aprendizagem, suas características e especificidades, também retrata as possíveis causas e fatores que podem estar relacionados ao seu surgimento. Cada indivíduo traz consigo alguma dificuldade e se não for superada, trará consequências ainda maiores, como a limitação na aprendizagem e essa, por consequência, resultará em baixa autoestima, medo, vergonha de falar em público e dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Diante da realidade, os contos de fadas desempenham um papel importante na educação. Eles ajudam o educando a expressar os seus próprios sentimentos e emoções através da fantasia, estimulando a autoconfiança e proporcionando uma base de apreciação e entendimento dos valores e princípios humanísticos a serem cultivados. Assim, este trabalho de revisão bibliográfica apresenta o uso dos contos de fadas como pressuposto de compreensão e intervenção sob o olhar psicanalítico e contextualiza a educação e as dificuldades apresentadas dentro do contexto escolar em anos iniciais. A partir da revisão literária, foi possível perceber que, embora os contos de fadas apresentem-se como um rico meio para o desenvolvimento das habilidades na criança, os professores e pais geralmente não têm consciência do seu valor como suporte no processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Conto de Fadas. Psicanálise. Educação.

 

THE USE OF FAIRY TALES AS A TERAPEUTIC INSTRUMENT WITHCHILDREN HAVING LEARNING DIFICULTIES UNDER     THE PSYCOANALITICAL APPROACH 

 

ABSTRACT: This article, besides discoursing on the difficulties in learning, its characteristics and specifications, it intends to portray possible causes and factors that may be related to its emergence. Every individual carries with him/her some difficulties that must be overcome; if not ressolved, greater consequences may come in the future, such as, limitation in learning. This will lead to low self-esteem, fear, timidity in public speaking, and difficulties in relating to other people. On thebasis of this reality, fairy tales play na important role in education. They help the learner to Express his/her sentiments and emotions through fantasy, thereby estimulating self-confidence. Proportionately, this creates a base for apreciation, understanding of values and cultivation of humanistic principles. Hence, this bibliographic work review, presents the use of fairy tales as a pressuposition to understanding and intervention over psychoanalitical look, and contextualizes education and the difficulties presented inside school context at the early learning stages. From literature review, it was possible to note that even though fairy tales appear as a rich médium in the development of a child´sabilities, both teachers and parents are not concious of its value and support in the learning process.

 

KEY WORDS: Learning difficulties. Fairy tales. Psycho-analysis, Education.

Palavras-chave


Dificuldades de Aprendizagem; Conto de Fadas; Psicanálise; Educação

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