Escritas não convencionais em publicações de grupos de compra e venda da rede social Facebook

Elaine Porto Chiullo

Resumo


RESUMO: O objetivo deste trabalho é investigar e classificar os desvios ortográficos de origem fonético-fonológica decorrentes de falhas originadas no processo de estimulação do desenvolvimento da consciência fonológica na escrita de usuários adultos em publicações de grupos de Compra e Venda da rede social Facebook nas regiões de Rolim de Moura e Porto Velho – Rondônia. O referencial teórico foi construído a partir de autores que tratam da natureza do sistema de escrita, do desenvolvimento consciência fonológico, da ortografia e das categorias de erros ortográficos Cagliari (1989), Scliar-Cabral, (2003), Zorzi (1997), Soares (2018). Os erros foram identificados e categorizados e a análise dos dados permite concluir que os desvios de escrita ortográfica decorrem da tentativa de estabelecer uma relação entre sons e letras, com apoio na oralidade e na inadequada generalização de regras da ortografia, revelando um esforço cognitivo dos escreventes adultos na organização da sua escrita. Embasados pelos estudos de Barton e Lee (2015) e Bortoni-Ricardo (2005), vamos apurar também a hipótese de que o ambiente informal e de afinidade proporcionado pelos grupos sociais do Facebook encoraja as pessoas à interação escrita, mesmo sem o pleno domínio das regras língua padrão.

 

 

Palavras-chave: Consciência fonológica; Fonologia; Ortografia.

  

Unconventional writing in publications of buying and selling groups on the social network Facebook

 

ABSTRACT: the objective of this work is to investigate and classify the orthographic deviations of phonetic-phonological origin due to failures originated in the process of stimulation of the development of phonological awareness in the writing of adult users in publications of groups of Buy and Sell groups of the social network Facebook in the regions of Rolim of Moura and Porto Velho - Rondônia. The theoretical framework was constructed from authors who deal with the nature of the writing system, the development of phonological awareness, spelling and categories of orthographic errors Cagliari (1989), Scliar-Cabral (2003), Zorzi (1997), Soares (2018). The errors were identified and categorized and the analysis of the data allows us to conclude that the spelling errors are derived from the attempt to establish a relationship between sounds and letters, with oral support and the inadequate generalization of rules of spelling, revealing a cognitive effort of the clerks adults in organizing their writing. Based on the studies of Barton and Lee (2005) and Bortoni-Ricardo (2005), we will also hypothesize that the informal and affinity environment provided by social groups on Facebook encourages people to write interaction, even without full standard language rules.

 

 Keywords: Phonological Awareness; Phonology; Orthographic.


Palavras-chave


Consciência fonológica; Fonologia; Ortografia

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl (Orgs.). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: EDUFSC, 2006. Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index. php/artigos/1251-o-istatuto-io-iaao-oa-liogua-oaal-i-oa-liogua-isiaita-65368652. Acesso em 20 jul. 2018.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1989 (Série Pensamento e Ação no Magistério).

CORREIA, Pedro M. A. R.; MOREIRA, Maria F. R. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v. 14, n. 28, p. 168-87, jan./jun. 2014. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu%2028%20-%20168-187.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.

KOHN, Vivian H.; KRUEL, Alexandra J. O comércio C2C nas redes sociais: uma análise de grupos nas redes sociais. Desenvolve: Revista de Gestão do Unilassalle, Canoas, v. 5, n. 2, p. 97-125, jul. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.25. Acesso em: 20 jul. 2018.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em 25 de abr. 2019.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

LUCCHESI, Dante; ARAUJO, Silvana S. de F. A teoria da variação linguística. Disponível em: http://www.vertentes.ufba.br/a-teoria-da-variacao-linguistica. 2004. Acesso em: 16 ago. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROBERTO, Tania M. G. Fonologia, Fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 1.

SHEPHERD, Tânia G.; SALIÉS, Tânia G. (Orgs.). Linguística da Internet. São Paulo: Contexto, 2013.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.