Emile Durkheim e a importância da sociologia no currículo escolar das escolas públicas

Autores

Palavras-chave:

Sociologia, Currículo, Ensino.

Resumo

RESUMO: Ao discutirmos a importância da inclusão da Sociologia no Currículo Escolar das escolas públicas da República Federativa do Brasil apresentamos um parâmetro entre os estudos sociológicos de Emile Durkheim e o ensino da Sociologia aplicada nos currículos escolares das escolas públicas do nosso país, comparando o que foi e o que é o estudo dentro da Sociologia com o objetivo de proporcionar ao estudante um olhar intrínseco para perceber-se como um indivíduo social, capaz de compreender os acontecimentos sociais do seu cotidiano nos mais variados contextos à eles apresentados, percebendo-se ainda como elemento ligado a comunidade em que vive, por meio do exercício da cidadania.

 

Palavras-chave: Sociologia; Currículo; Ensino.

 

 Emile Durkheim and the importance of sociology in the school curriculum of public schools

 

ABSTRACT: When discussing the importance of the inclusion of Sociology in the School Curriculum of public schools in the Federative Republic of Brazil, we present a parameter between Emile Durkheim's sociological studies and the teaching of applied sociology in the public school curricula of our country, comparing what was and what is the study within Sociology with the objective of giving the student an intrinsic look to perceive himself as a social individual, able to understand the social events of his daily life in the most varied contexts presented to them, still perceiving himself as an element connected to the community in which he lives, through the exercise of citizenship.

 

 Keywords: Sociology, Curriculum, Teaching.

Biografia do Autor

Angela Cutolo, AEBRA - Agencia Educacional Brasileira

Mestranda em Ciência da Educação. Pós-graduada em Visão Interdisciplinar em Educação e Mídias da Educação. Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena. E-mail: angelac227@gmail.com.

Referências

ARON, R. (1991). As Etapas do Pensamento Sociológico. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96, 20 de dezembro de 1996.

______. [Lei Darcy ribeiro (1996)]. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 10. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

______. Lei nº 11.684/08, de 02 de junho de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio.

______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília: ME/SEF, 1997.

DURKHEIM, Emile. Education and Sociology. Glencoe, Illinois, USA: The Free Press, 1956.

______. Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: CEN, 1975.

______. Educação e sociologia. 7. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1980.

https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-sociologia/

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 6. ed. São Paulo: Ed. Moraes,

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP,2000.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Downloads

Publicado

2020-02-19