AVALIAÇÃO ALIMENTAR EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA

Meyre Cristiane Peres, Deborah Leilliany Alves Gonçalves, Cássia da Silva Faria

Resumo


RESUMO: INTRODUÇÃO: A alimentação escolar deve fornecer aporte energético e nutricional aos escolares, e com a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Instituição em questão é filantrópica e sobrevive por meio de doações por este motivo, não tem condições de seguir um cardápio padronizado, bem como não dispõe de um Nutricionista, tal como recomenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

OBJETIVO: Avaliar comparativamente a qualidade nutricional de refeições ofertadas em uma Instituição filantrópica, a qual atende 43 crianças (matriculadas) diversas idades em uma cidade da região da Amazônia Legal.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de delineamento transversal, de caráter qualitativo. Os dados analisados foram: proteína, carboidrato, lipídios, cálcio, ferro e vitamina C. Foram pesadas as porções das refeições servidas, de cinco pratos, em cinco dias consecutivos, e calculada a média das porções. Posterior calculou-se a composição nutricional e realizou-se a comparação com as recomendações, foram utilizadas tabelas de composição química de alimentos. (TACCO 4ª edição campinas SP 2011).

 

Palavras-chave: Alimentação Escolar; Hábitos Alimentares; Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Food evaluation in a philanthropic institution of a city from Zona da Mata

 

 ABSTRACT: Objective: To identify the perceptions of daily food.

Methods: This was a descriptive study, with a qualitative approach, developed in the municipality of Rolim de Moura through observation in the Pastoral do Menor, classified as mean age.

Results: Macronutrient levels were not observed, fruits and vegetables were not served, vitamin C was low, vitamin A was higher than Calcium and iron, zinc, magnesium and copper. the micronutrients of greater inadequacy when compared to ordinance nº26, of the PNAE.

Conclusions: The relationship between food in this Institution and the formation of eating habits is not an issue usually discussed among the professionals that make up the administrative staff, given that food happens through donations. The implementation of promoting policies regarding philanthropy makes it possible for these children to have feeding for five days a week, a feeding of precarious parameters.

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Keywords: School Feeding; Eating Habits; Food and Nutrition security


Palavras-chave


Alimentação Escolar; Hábitos Alimentares; Segurança Alimentar e Nutricional.

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Referências


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