Um estudo sobre a etnomatemática como uma prática pedagógica no ensino-aprendizagem da matemática

Eduardo Alves de Paula

Resumo


Em virtude da dificuldade apresentada por grande parte dos alunos em compreender a matemática, o presente trabalho objetivou apresentar um estudo sobre etnomatemática como um modelo de prática pedagógica para o ensino-aprendizagem da matemática. Com a finalidade de acabar a concepção errônea de que a matemática está somente dentro das aulas de matemática, foi feito um levantamento bibliográfico quanto à etnomatemática, conceituando-a e demonstrando como aplicá-la. Para tanto foram utilizados livros, teses, dissertações e artigos que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho, sendo estes, materiais relacionados aos anos de 1994 a 2017. A pesquisa sobre o tema traz contribuições quanto aos modelos de práticas pedagógicas utilizados pelos educadores em sala, elevando o nível de qualidade do ensino-aprendizagem da matemática.

Palavras-chave


Etnomatemática, prática pedagógica, ensino-aprendizagem.

Texto completo:

Leia em
PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.