UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A CERCA DO BULLYING E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Angela Basoni, Janaína Agda Correa Sentchuck, Mitânia Pereira Rodrigues, Nádia dos Santos Schmidt, Roger Giovane Rodrigues, Elizangela Codinhoto

Resumo


O bullying é um ato de agressão eminente a outro sujeito que apresenta para o agressor: fragilidade física ou emocional. Para falar em bullying é preciso compreender seu significado, que geralmente está atrelado a não somente agressões físicas que demonstram lesões corporais, mas a uma questão ainda quase que invisível para muitos, pois trata-se da agressão verbal ou também conhecida como, Violência Psicológica. O Psicólogo diante desta perspectiva, atua como “olheiro”, “investigador” buscando os seguintes fatores: identificação do agressor e da vítima, orientação e encaminhando para clínicas psicológicas. A atual pesquisa baseou-se seus estudos em uma revisão bibliográfica de renomados autores que tratem da perspectiva elucidada, buscando apontar a relevância deste estudo no cenário educacional e de que forma podem ser identificadas vítimas, agressores e papéis dos profissionais desta área estudantil. Os objetivos estipulados para esta investigação pautaram-se de identificar como os pesquisadores e psicólogos estão trabalhando diante desta demanda de agressão, assim como, descobrir onde o bullying encontra-se mais presente, tendo como foco principal o bullyng no ambiente escolar. Considera-se diante desta pesquisa que o bullying não é o único meio de agressão, com este ambiente tecnológico encontra-se o cyberbullying, derivante do bullying, atuando em redes sociais, podendo a vir denegrir qualquer imagem por meio da internet. Para futuras pesquisas, sugere-se realizar pesquisas com questionários semiestruturados que abordem a temática pertinente, ou seja, se os próprios alunos conseguem identificar estes perfis de agressão.

A BIBLIOGRAPHIC REVIEW ABOUT BULLYING AND ITS CONSEQUENCES IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

Abstract: Bullying is an act of imminent aggression against another subject that presents to the aggressor: physical or emotional fragility. To talk about bullying you need to understand its meaning, which is usually linked to not only physical aggression that demonstrates bodily injury, but a question that is still almost invisible to many, as it is verbal aggression or also known as Psychological Violence. In this perspective, the Psychologist acts as “scout”, “investigator” seeking the following factors: identification of the aggressor and the victim, orientation and referral to psychological clinics. The current research based its studies on a bibliographic review of renowned authors that deal with the elucidated perspective, seeking to point out the relevance of this study in the educational scenario and how victims, aggressors and roles of professionals in this student area can be identified. The objectives set for this investigation were to identify how researchers and psychologists are working in face of this demand for aggression, as well as to find out where bullying is most present, focusing mainly on bullying in the school environment. It is considered before this research that bullying is not the only means of aggression, with this technological environment is cyberbullying, derived from bullying, working in social networks, and may come to denigrate any image through the internet. For future research, it is suggested to conduct research with semi-structured questionnaires that address the relevant theme, ie whether the students themselves can identify these aggression profiles.

 

Keywords: Bullying. Bullying at school. Consequences


Palavras-chave


Bullying. Bullying na escola. Consequências.

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