ESTUDOS MAIS PRODUTIVOS E METODOLOGIAS APROPRIADAS

Nelson Ferreira da Costa Filho

Resumo


RESUMO:

Tornar os estudos mais produtivos usando metodologias adequadas é o tema do artigo, que tem por objetivo construir um roteiro para elaboração de atividades acadêmicas, com modelos de estudo, resumo e resenha, por meio do método descritivo e explicativo e de procedimentos pautados na pesquisa bibliográfica, pesquisa essa de autores que abordam a temática de modo a facilitar ao leitor a compreensão de um arsenal de produções escritas na seara das ciências humanas. Dentre os teóricos que contribuíram com a abordagem estão Ruiz (2017); Andrade, (2006); Fiorin e Savioli, (1995); Lakatos, Marconi. (2003); Medeiros, (2019); Severino, (2017); Vanoye, (1985). O interesse pela abordagem se justifica na ideia de poder colaborar com acadêmicos para que possam construir textos acadêmicos de forma prazerosa. Espera-se que este trabalho, que se apresenta como um suporte às produções escritas à comunidade escolar, que esta se sinta motivada a produzir bons textos, buscar nas leituras a compreensão da linguagem científica.

 

PALAVRAS-CHAVE:  Estudo, leitura, metodologia, resumo, resenhas.

 

RESUME

Making studies more productive using appropriate methodologies is the theme of the article, which aims to build a script for the development of academic activities, with study models, summary and review, through the descriptive and explanatory method and procedures based on bibliographic research, this research by authors who approach the theme in order to facilitate the reader to understand an arsenal of productions written in the field of human sciences. Among the theorists who contributed to the approach are Ruiz (2017); Andrade, (2006); Fiorin and Savioli, (1995); Lakatos, Marconi. (2003); Medeiros, (2019); Severino, (2017); Vanoye, (1985). The interest in the approach is justified in the idea of being able to collaborate with academics so that they can construct academic texts in a pleasant way. It is expected that this work, which presents itself as a support to the written productions to the school community, that they feel motivated to produce good texts, seek in the readings the understanding of the scientific language.

 

KEY WORDS: Study, reading, methodology, summary, reviews.


Palavras-chave


Estudo, leitura, metodologia, resumo, resenhas

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006;

Associação Brasileira De Normas Técnicas – ABNT, 2011;

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; Neide Aparecida de LEHEFELD. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1996;

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1988;

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001;

FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 1995;

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002;

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2000;

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003;

LIMA, Renira Lisboa de Moura. Como se faz um resumo. Maceió: Universitária, EDUF, 1994;

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: 2019;

Normas Brasileiras de Registro, NBR 6028, 2003;

RUIZ João Álvaro. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017;

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2004;

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia Científica: a Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2004;

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017;

SOLÉ, Isabel. ESTRATEGIAS DE LEITURA. São Paulo: Artmed, 1998;

VANOYE, Francis. Usos de Linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 1985.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.