TENTATIVAS DE REORGANIZAÇÃO DE CALENDÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA - ROLIM DE MOURA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Resumo: Frente a pandemia de COVID-19 que instaurou-se em todo mundo, e no Brasil de forma mais enfática e m2020 foi necessário que as redes educacionais de forma abrupta paralisassem suas atividades presencias e buscassem alternativas para atendimento da demanda educacional. No município de Rolim de Moura – Rondônia, não foi diferente. Diante de tantas incertezas, reorganizações para que os alunos tivessem seus direitos educacionais garantidos e suas peculiaridades respeitadas foram engajados. Ainda não há dados suficientes que se comprove a qualidade ou não do ano letivo de 2020. Nacionalmente houve flexibilização dos dias letivos e permanência das 800 horas letivas, as implicações de tudo isso, as possibilidades e esforços para se manter ativos educacionalmente, metodologias educacionais e o fazer pedagógico são objetos de estudo e precisam de efetivação no que se refere as garantias educacionais.
Palavras-chave
Texto completo:
Leia emReferências
AGOSTINE, Renata. Governo vai dispensar escolar de cumprir 200 dias letivos. Disponível em:< https://www.cnnbrasil.com.br>. Acesso em: 22 de abr. 2020.
DE ROSSI, V. Desafio à escola pública: Tomar seu destino em suas próprias mãos. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, novembro/2001.
JUNG, Brigitte Klenz. Fundamentos e metodologias da alfabetização e letramento. Indaial: Uniasselvi, 2012.
KUENZER, A. Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, p.163-183, dez. 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
NORONHA, Olinda Maria. Políticas neoliberais, conhecimento e educação. 2. ed. rev. ampl. Campinas/SP: Alínea, 2006. (Educação em Debate)
OLIVEIRA, Adriele. Tudo sobre a EJA: O que é e como funciona?. Disponível em:< http://www.educamaisbrasil.com.br.> Acesso em: 22 de abr.2020
PREFEITURA MUNICIPAL DE JÍ-PARANÁ. Projeto de Alternância para reorganização do calendário escolar 2020. Jí-Paraná: SEMED, 2020.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) Vera Massagão Ribeiro – 2ª Ed. – São Paulo, Global , 2004
SOUZA, Lilian Aparecida. O Lugar das Interações Sociais na Educação Infantil: contribuições da sociologia da infância e da psicologia histórico-cultural as pesquisas nesse campo. Minas Gerais. 2006
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.