A psicologia em serviço da proteção social de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Andressa Calegari de Oliveira, Antonio Carlos Zandonadi

Resumo


O abuso sexual caracteriza-se como sendo uma relação de poder abusiva, na qual um adulto torna uma criança ou adolescente seu objeto, com finalidade de conseguir prazer sexual. Enfatiza-se os tipos de abusos, que podem ser definidos como intrafamiliar, em que há a relação onde o abusador faz parte da família da vítima, representando a maioria dos casos de abuso, e o abuso sexual extrafamiliar em que o abusador é alguém de confiança da criança. Independente de que forma o abuso seja efetivado, o mesmo traz consequências à vida social das crianças e adolescentes e fazem com que as mesmas tenham comportamentos diferentes. Em decorrência desta violência temos, ainda, os danos psicológicos com desdobramentos que impactam na vida da vítima e de seus familiares. Neste contexto, este estudo tem por objetivo principal apresentar a importância de uma atuação coerente e ética de psicólogos que atuam no processo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Para tanto, fora realizada pesquisa bibliográfica, na qual utilizou-se artigos científicos e livros que enfocam a Psicologia Jurídica, acerca da atuação do psicólogo nos processos de atendimento de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso sexual. Portanto a atuação do psicólogo nesse contexto é fundamental para garantir proteção e escuta continuada das vítimas, logo o psicólogo tende a resgatar e acolher as angústias e necessidades que estão sendo expostas e relatadas pelo sujeito. Os resultados apontam que se trata de uma demanda complexa, por vezes contraditória, que requer a atuação interdisciplinar, intersetorial, centrada na família, livre de tabus, preconceitos e estereótipos.

Palavras-chave: Abuso sexual. Tipos de abuso. Atuação do psicólogo.

 

Psychology in service of social protection of children and teenagers sexual abuse victims

Abstract: Child sexual abuse is can be defined as any contact between a child or adolescent and someone at a more advanced psychosexual development in which the child or adolescent is being used for sexual stimulation of the perpetrator. We also focus on the types of abuses, the intrafamily where there is the incestuous relationship, representing the majority of cases of sexual abuse, and family extra sexual abuse where the abuser is someone the child trusts. Regardless of how the abuse is carried out, it has consequences for social life of children and adolescents and make the same have different behaviors. The child suffers consequences with regard to sexual abuse, because it is exposed to psychological damage is often irreparable, which also drives the company to suffer these consequences. This study has the main objective to present the importance of coherent action and ethics of psychologists who work in the process of caring for children and adolescent victims of sexual abuse. To this end, carried out literature review, in which we used scientific articles and books that focus on Forensic Psychology, about the psychologist's role in child care processes and teenagers who were victims of sexual abuse. So the psychologist in this context is critical to ensuring protection and continued listening to the victims, so the psychologist tends to recover and welcome the anxieties and needs being exposed and reported by the subject. The results show that it is a complex demand, sometimes contradictory, which requires interdisciplinary, intersectoral action, family-centered, free of taboos, prejudices and stereotypes.

Keywords: Sexual Abuse. Types of abuse. The work of psychologists.


Palavras-chave


Abuso sexual; Tipos de abuso; Atuação do psicólogo.

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