O DESVIO DA NORMA CULTA: TRABALHADA NUMA DECLARAÇÃO CAIPIRA DA TIRINHA DE CHICO BENTO

Flávio Fernandes Mesquita, Marinalba dos Santos Silva, Renata Fernandes Mesquita

Resumo


O artigo tem por objetivo discutir os desvios da norma culta, porém trabalhada na tirinha caipira do Chico Bento, nas modalidades sociais das variações linguísticas da Bortoni-Ricardo (2014). Para tanto os teóricos utilizados: Araújo, Vieira e Cavalcante (2009), Calvet, Louis-Jean (2002) a diversidade da linguagem e sua materialização social na população, contribuindo para diversificação das diferentes falas no país, em suas diferentes vertentes. A variação linguística ocorre principalmente pelo fator social, econômico, geográfico etc.., haja vista, que este também vem a surgi da interação humana. Já para Rossi-lopes, (2009) o preconceito linguístico de variação contra o indivíduo, parte devido ao não reconhecimento do que é variação linguística, consequentemente, o preconceito linguístico que se pratica com quem “fala diferente do padrão”, Bagno (2007). Para Leite, (2008) o preconceito é algo que existe sem parâmetros algum, sem pesquisa e às escuras. Dessa maneira, convém ressaltar que a língua materna é considerada como um tipo de desvio no que se refere à norma padrão, tudo ocorre pelo fato de o preconceito acontecer de forma diversificada por conta de não ser trabalhado pela gramatica normativa e muito menos pelo professor em sala de aula. O professor acaba por ficarem presos as tais regras gramaticais e poucos dão ênfase ao processo de variação, ficando esta quando comentada em sala de aula, sendo sinônimo de falar errado.


Palavras-chave


Norma culta. Variação

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ALKMIN, T.; CAMACHO, R. G. Sociolinguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004, p. 21-76.

ARAÚJO, I. R. L.; VIEIRA, A. S.; CAVALCANTE, M. A. S. Contribuições de Vygotsky e Bakhtin na linguagem: sentidos e significados. Debates em Educação, Maceió, v. 2, n. 1, p.1-14, jul/dez, 2009.

ANTUNES, I.C. No meio do caminho tinha um equívoco, gramática, tudo ou nada. In: Linguística da Norma. São Paulo: Loyola, 2002, p. 127-134.

BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua Materna - Letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

BORTONI-RICARDO, STELLA Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 37-49

____________, Manual de sociolinguística / Stella Maris Bottoni-Ricardo. São Paulo: Contexto. 2014.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica: tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.

DEWEY, J. [1913]. Vida e educação. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos; [Rio de Janeiro]: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

GUMPERZ, J.; HYMES, D. (orgs.). Directions in sociolinguistics. New York: Holt, Rinehart and Winston. 1972.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/IEL/Unicamp – Ministério da Educação, 2005.

LABOV, W. Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. 1972b.

LEITE, Marli Quadros. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.

LOPES, Iveuta de Abreu. Variação lingüística e ensino de língua portuguesa: alguns pressupostos básicos. In: COSTA, Catarina de Sena S. M. (Org.). Lingüística e ensino de Língua Portuguesa: sensibilidade cultural e interação didático-pedagógica. Teresina: EDUFPI, 2000.

MOLLICA, Maria Cecília. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2007. SAPIR. Edward. A linguagem: introdução ao estudo da fala. São Paulo: Perspectiva, 1980.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática estudar na escola: Norma e uso na Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

TARALHO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 7 ed. São Paulo: Ática, 2005.

WESTBROOK, R. B.; TEIXEIRA, A. (orgs.). John Dewey. Recife: Editora Massangana, 2010. José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues.


Apontamentos



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.