DESAFIOS NO TRABALHO DO SOCIOEDUCADOR NAS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA

Elizangela Codinhoto, Roger Giovane Rodrigues

Resumo


RESUMO: Este artigo fundamenta-se na revisão da literatura sobre o processo de construção da atividade do socioeducador no Estado de Rondônia. Suas ações fundamentam-se nos princípios da educação e segurança dos adolescentes em conflito com a lei, e sua atuação é definida a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Dessa análise, conclui-se que a criação das Unidades Socioeducativas no Estado de Rondônia se deu a partir da implementação das políticas públicas voltadas para os jovens no país. Ressalta-se que houve aumento na demanda de socioeducadores no Estado nos últimos anos, no entanto, ainda há poucos estudos que discutem as repercussões do exercício da atividade na saúde mental dos trabalhadores.

 

ABSTRACT: Thisstudy providesa theoretical discussion of the work of socioeducador units of the State of Rondônia. We seek to understand the challenges of building the profession from the design of theStatute of Children and Adolescents (ECA) and the National System of Socio (SINASE). We conducted a literature review of the laws and documents registered in Coordination of Care Adolescents in Conflict with the Law(CAA). Understanding thatthere is alack of studiesin this area, we aim to find elementsable to clarifyhow was theprocess of building thework ofcontemporarysocioeducadorandpointsubsidiesthat revealthe craft ofprofessional who worksinSocio-EducationalInstitutionsof the State ofRondônia, signalingLaws, Doctrines, professional identity, practice and profilesocioeducadorexpected.

Palavras-chave


Palavras-chave: Trabalho do socioeducador, Unidade socioeducativa e Estado de Rondônia.

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