Qualidade de vida: um estudo com professores da zona rural em Rondônia
Resumo
RESUMO: Os professores formam um grupo profissional exposto a riscos psicossociais, sendo que as condições do trabalho docente têm sido frequentemente associadas a prejuízos na saúde e na qualidade de vida. Para isso, é necessário o desenvolvimento de ações que promovam a reflexão sobre a qualidade de vida docente. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a qualidade de vida dos professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada na zona rural do interior do estado de Rondônia. Para isso, utilizou-se como instrumento para coleta de dados a versão em português do questionário de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde – WOQOL-Bref. Os participantes compreenderam a 13 docentes de ambos os sexos.O estudo permitiu encontrar resultados satisfatórios a boa qualidade de vida destinada a estes profissionais, com dominância em relações sociais. A pesquisa corroborou com uma sucinta reflexão para a amostra e público em geral a respeito de desenvolverem maiores estudos sobre a qualidade vida.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Professores; Satisfação Profissional.
Life quality: a study with teachers from the countryside in Rondônia
ABSTRACT: The teachersform a professional group exposed to psychosocial risks, seen that the docent work condition has been frequently related to health and life quality losses. For it, it is necessary an action development that promote a reflection about the docent life quality. That way, the present research had as a general goal to analyze the life quality of teachers from an municipal elementary school, located in the countryside in the state of Rondônia. It was used as a collect data tool the Portuguese version of a questionnaire about life quality from the World Health Organization – WOQOL-Bref. The participants were 13 teachers from both genders. The study allowed finding satisfactory results to the good life quality of these professionals, especially in socials relations. The research helped with an small reflection to show to people about the need of developing bigger studies about life quality.
Keywords: Life Quality; Teachers; Professional Satisfaction.
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