Qualidade de vida: um estudo com professores da zona rural em Rondônia

Josiane Paia Cardoso, Elisangela Sobreira de Oliveira

Resumo


RESUMO: Os professores formam um grupo profissional exposto a riscos psicossociais, sendo que as condições do trabalho docente têm sido frequentemente associadas a prejuízos na saúde e na qualidade de vida. Para isso, é necessário o desenvolvimento de ações que promovam a reflexão sobre a qualidade de vida docente. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a qualidade de vida dos professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada na zona rural do interior do estado de Rondônia. Para isso, utilizou-se como instrumento para coleta de dados a versão em português do questionário de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde – WOQOL-Bref. Os participantes compreenderam a 13 docentes de ambos os sexos.O estudo permitiu encontrar resultados satisfatórios a boa qualidade de vida destinada a estes profissionais, com dominância em relações sociais. A pesquisa corroborou com uma sucinta reflexão para a amostra e público em geral a respeito de desenvolverem maiores estudos sobre a qualidade vida.

 

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Professores; Satisfação Profissional.

  

Life quality: a study with teachers from the countryside in Rondônia

 

ABSTRACT: The teachersform a professional group exposed to psychosocial risks, seen that the docent work condition has been frequently related to health and life quality losses. For it, it is necessary an action development that promote a reflection about the docent life quality. That way, the present research had as a general goal to analyze the life quality of teachers from an municipal elementary school, located in the countryside in the state of Rondônia. It was used as a collect data tool the Portuguese version of a questionnaire about life quality from the World Health Organization – WOQOL-Bref. The participants were 13 teachers from both genders. The study allowed finding satisfactory results to the good life quality of these professionals, especially in socials relations. The research helped with an small reflection to show to people about the need of developing bigger studies about life quality.

 

Keywords: Life Quality; Teachers; Professional Satisfaction.

Palavras-chave


Qualidade de Vida; Professores; Satisfação Profissional

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ARAÚJO, Elizangela Codinhoto. O estresse e a profissão de professores: uma avaliação do estresse em uma instituição de ensino superior. Dissertação (Monografia em Psicologia). Faculdade de Rolim de Moura – FAROL. Rolim de Moura (RO): 2011.

BOTH, J. et al. Qualidade de vida no trabalho percebida por professores de educação física. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. v. 8 n. 2, p. 45-52, 2006. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2013.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DELCOR, N. S. et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública. Bahia. v. 20, n. 1, p. 187-196, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FLECK, M. P. A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, abr. 2000. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2013.

LEMONGI-FRANÇA, A. C.; ARELLANO, E. B. Qualidade de vida no trabalho. In: DUTRA, J. S. (Org.) As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002, 303 p. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2013.

MARCONDES, Eduardo. Desvio-padrão vs. percentil. São Paulo: Pediat. 1979, p. 148-158. Disponível em: acessado em: 1 de nov. 2013.

MASSOLLA, M. F.; CALDERARI, P. Qualidade de vida no trabalho. 2011. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2013.

MOURA, J. B. V. S. et al. Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde. Hist. cienc. saúde-Manguinhos. Manguinhos. v. 14, n. 2, p. 489-501, 2007. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2013.

OMS. Organização Mundial de saúde. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL-bref).Rev. Psiquiatria.1998. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2013.

PEDROSO, Bruno ET AL.Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-bref através do Microsoft Excel. Rev. brasileira de qualidade de vida, v. 02, n. 01, 2010, p 31-36. Disponível em: . Acesso em: 1 de nov. 2013.

ROCHA, V. M.; FERNANDES, M. H. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador.J. Bras. Psiquiatria, v. 57, n. 1,2007, p. 23-24. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2013.

ROCHA, M. L. S.; CECCONELLO, A. L. Qualidade de vida de professores da rede pública estadual e fatores associados. Dissertação (avaliação parcial em Psicologia). Faculda Integral de Taquara – FACCAT. Taquara (RS), 2008, p. 1-17. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2013.

SAMULSKI, Dietmar M.; NOCE, Franco. A importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida: um estudo entre professores, alunos e funcionários da UFMG. vol. 05, n.1 Minas Gerais: Rev. Atividade Física e Saúde, 2000, p. 5-21. Disponível em: . Acesso em: 1 de Nov. 2013.

SANTOS, S. R. et al. Qualidade de vida do idoso na comunidade: aplicação da Escala de Flanagan. Revista Latino Americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 10, n. 6, p. 757-764, nov./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2013.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.