ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXCLUSÃO vs INCLUSÃO DIGITAL, E A RUPTURA DO MODELO TRADICIONAL

Raquel Maria Ribeiro Costa

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de pesquisar e entender como tem sido o ensino superior em tempos de pandemia, sua transição do presencial para o remoto, existência ou não de exclusão digital; visa entender como foi essa mudança para os principais envolvidos: instituições de ensino superior; docentes e discentes; e ainda uma rápida explanação quanto a ruptura do modelo tradicional. Para tanto, foi utilizado como meios de coleta de dados: pesquisas em literaturas diversas via internet, livros em PDF, artigos diversos, bem como questionários aplicados de forma online aos acadêmicos e professores. Embora em percentual baixo, ainda existem excluídos digitalmente mesmo no ensino superior, onde as instituições de ensino, em especial públicas, buscaram sanar, proporcionando inclusão digital aos seus acadêmicos, seja com distribuição de equipamentos, disponibilização de dados móveis gratuitos, até ajuda financeira. Quanto a ruptura do modelo de ensino superior tradicional, para novo modelo online, entende-se que há mais preciosismo dos conselhos de classe e burocracias, do que impossibilidade de sua implantação. Quanto ao ensino remoto implantado de forma emergencial, percebe-se aceitação e adaptação por parte dos discentes e docentes, necessitando de alguns ajustes pontuais. Por fim, entende-se que a mudança na forma do ensino superior do presencial para a forma remota e a distância, ocorrida, mesmo que de forma emergencial, veio para ficar, e será a realidade de grande parte das instituições de ensino superior num futuro próximo.


Palavras-chave


Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Docentes; Discentes; Ensino Superior; Inclusão/Exclusão; Pandemia.

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