SOFRIMENTO X BEM ESTAR SUBJETIVO NO TRABALHO: UM ESTUDO DO FILME O DIABO VESTE PRADA

Gilson Gomes Coelho

Resumo


 

O presente trabalho propõe uma discussão a respeito dos aspectos psicológicos do sujeito frente às relações estabelecidas no ambiente de trabalho e como elas influenciam na subjetividade. O objetivo é ressaltar principalmente o impacto do ambiente organizacional no cotidiano do sujeito e de que forma isso desencadeia adoecimento psíquico prejudicando suas relações profissionais e pessoais. O emprego é parte fundamental da vida do sujeito, visto que está associado não somente ao ganho financeiro, mas também à construção do que o indivíduo é e o que representa para a sociedade. Neste viés, as organizações enxergam o sujeito somente como um meio de produção, não levando em consideração a totalidade do ser humano, fator que pode desencadear desgosto e falta de motivação no colaborador. A busca por resultados eficazes e as condições de trabalho em que o sujeito está inserido muitas vezes deixam a desejar quanto à preocupação com a saúde mental e bem-estar do colaborador, acarretando em sofrimento psíquico e desenvolvendo doenças ocupacionais.  Nesse sentido, a psicologia organizacional visa agregar estratégias viáveis que garantam aos colaboradores melhorias no ambiente de trabalho, bem como alavancar seu desempenho de forma que desenvolva melhores resultados para a organização, visto que a maioria das delas não têm um treinamento digno antes de escolher quem deve ocupar determinado cargo ou até mesmo se há competência para exercê-lo.


Palavras-chave


adoecimento. subjetividade. organizações. psicologia.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

ANDRADE, J. E., & Zanelli, J. C. (2004). Psicologia e produção do conhecimento em organizações de trabalho. In J. C. Zanelli, J. E. Borges Andrade, & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (pp. 492-517). Porto Alegre: Artmed.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ASHTON, T. A Revolução Industrial: 1760-1830. 2. ed. Rio de Janeiro: Europa-América, 1971.

BORGES, L. O. As concepções do trabalho: um estudo de análise de conteúdo de dois periódicos de circulação nacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 3, p. 81-107, 1999.

DEJOURS, Christophe & MOLINIER, Pascale. O trabalho como enigma. In: LANCMAN, Selma & SZNELWAR, Laerte (orgs.). Rio de Janeiro/Brasília, Fiocruz/Paralelo 15. 2004.

DEJOURS, Christophe. Addendum: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In: S. Lancman & L. I. Sznelwar (Orgs.). Rio de Janeiro: Fiocruz. 2004.

EBERT, P. N. P.; SEVERO, E. A.; JOHANN, D. Relações de Trabalho Saudáveis e não Saudáveis no Contexto Organizacional. Gestão e Sociedade, v. 11, n. 30, p. 1882-1907, 2017.

FREITAS, M. E., HELOANI, R., & BARRETO, M. Assédio moral no trabalho. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

GONZÁLEZ REY, F. L. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2004.

KRAWULSKI, Edite. Evolução do conceito de trabalho através da história e sua percepção pelos trabalhadores de hoje. Florianópolis, 124 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) Universidade Federal de Santa Catarina, 1991.

LANCMAN, S.; UCHIDA, S. Trabalho e subjetividade. Caderno de Psicologia Social e do Trabalho. São Paulo. v. 6, p. 77-88, 2003.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, H. F. A ética do patrimonialismo e a modernização da administração pública brasileira. In: MOTTA, F. C. P.; CALDAS, M. P. (Orgs.). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.

MARX, Karl. O Capital, 8ª edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

MATTHEWS, E. Compreender Merleau-Ponty. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010. 205p.

MENDES, A. M. (2007). Da psicodinâmica à psicopatologia do trabalho. In A M. Mendes (Ed.), Psicodinâmica do trabalho: Teoria, métodos e pesquisa. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

O Diabo Veste Prada – Direção: David Frankel – Elenco: Meryl Streep, Anne Hathaway e Emily Blunt – 2006 – EUA – 110 min.

OVEJERO, A. B. O desemprego e suas consequências. In: OVEJERO, A. B. Psicologia do trabalho em um mundo globalizado: como enfrentar o assédio psicológico e o stress no trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2010b. p. 77-106.

SOBOLL, Lis Andréa Pereira. Assédio Moral/ Organizacional: uma análise da organização do trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.