O perfil de adolescentes com comportamentos de autolesão identificados nas escolas estaduais em Rolim de Moura - RO

Michelle Fernanda de Arruda Silva, Alessandra Cardoso Siqueira

Resumo


RESUMO: O comportamento autolesivo apresenta–se como um fenômeno em evidência nos últimos tempos, sendo sua maior prevalência em adolescentes. Tal comportamento pode ser considerado de risco, pois pode causar prejuízos físicos, psicológicos e sociais para o adolescente. Os contextos nos quais estes estão inseridos, podem potencializar esse comportamento, ou auxiliar na identificação do mesmo, podendo a escola ser uma grande aliada na prevenção do mesmo e na proteção para esses adolescentes. O presente estudo propôs-se a investigar a autolesão em adolescentes encontrados em contexto escolar no município de Rolim de Moura - RO, com o objetivo de caracterizar o perfil predominante dos casos de autolesão, identificados nestas escolas, através do método quantiqualitativo. Os dados foram levantados por meio de entrevista semiestruturada, elaborada pela autora, aplicada em sete orientadores, um de cada escola, obtendo-se os seguintes resultados: todas as escolas entrevistadas já se depararam com casos de autolesão, havendo aumento da emissão do comportamento nessas nos últimos 3 anos e houve a média de 52 casos nas Escolas Estaduais do município. A maioria dos casos ocorreram com meninas, em uma faixa etária de 12 a 15 anos. Nas escolas, pôde-se notar mudanças no comportamento dos alunos quando passaram a praticar a autolesão. Foram apresentados comportamentos como uso de roupas com manga longa, pulseiras, faixas, braceletes, etc. para esconder cortes.

 

Palavras-chave: Autolesão; Adolescência; Contexto escolar.

 

The profile of teenangers with self-injury behaviour identified in schools state in Rolim de Moura - RO

 

ABSTRACT: According to behavior self-injury, teenagers characteristics and environmental contexts shape and maintain problematic behaviors. Mechanisms underlying psychosocial risk need to receive more attention the adolescent. The contexts in which they are inserted, can enhance this behavior, or assist in the identification of the same. The school could be a great ally in preventing the behavior and protection for these adolescents. The purpose of this study was to provide in initial description of the profile of cases self-injuring in adolescents found in schools in the city of Rolim de Moura - RO. The data were conducted through semi-structured interview, applied in seven advisers. Results from the interview indicated that self-injuring cases was encountered in all schools. The participants self-reported the increase behavioral issue in these schools in the last three years and there was an average of 52 cases in municipal state schools. Most cases occurred with girls in the age range 12 to 15 years. Also, it was possible to notice changes in the behavior of students when they started to practice self-injury behavior: the adolescents presented wearing clothing with long sleeve, bracelets, bands, bracelets to hide cuts.

 

Keywords: Self-injury; Adolescence; School context.

Palavras-chave


Autolesão; Adolescência; Contexto escolar

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