A UTILIZAÇÃO DO REJEITO DE MINÉRIO DE CHUMBO E ZINCO COMO SUBSTITUTO DO AGREGADO MIÚDO, TESTE DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E INFLUÊNCIA NA CORROSÃO
Resumo
Resumo: A atividade de mineração que movimenta bilhões de reais e gera milhares de emprego no Brasil chega a Nova Brasilândia D’Oeste, onde é instalada uma usina de beneficiamento de minério de chumbo e zinco. Apesar das vantagens econômicas, se faz necessária uma reflexão sobre o impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais. Diante disso, mineradoras necessitam em seu planejamento, incorporar alternativas seguras e econômicas para a disposição de rejeitos. A produção do rejeito de minério e algo que acompanha a atividade mineradora, sendo assim, formas conscientes para a disposição dos rejeitos e o seu aproveitamento devem ser avaliadas a fim de mitigar possíveis danos ambientais. Uma possível alternativa é a utilização do rejeito na confecção de concerto. A proposta da utilização de rejeito de minério na construção civil possibilita uma saída útil para o rejeito, dessa forma, foi elaborado corpos de prova onde o rejeito de minério substituiu o agregado miúdo, e mensurado sua resistência a compressão e corrosão.
Palavras-chave: Mineração, Rejeito, Construção civil.
Palavras-chave
Texto completo:
Leia emReferências
ARAUJO, C. B. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE BARRAGENS DE REJEITO DE MINERAÇÃO DE FERRO. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2006.
ASSIS, A.; ESPÓSITO, T. Construção de barragens de rejeito sob uma visão geotécnica . In: Simpósio sobre barragens de rejeitos e disposição de resíduos – REGEO, 3., 1995. Anais... Ouro Preto: ABMS/ABGE/CBGB, 1995, p. 259-273.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro. 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, Jan. 2015. Versão corrigida. Jun. 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, Mai. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto – Especificação. Rio de Janeiro, Out. 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13028: Mineração – Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água - Requisitos. Rio de Janeiro, Nov. 2017.
BARROS, Adil Jesus da Silveira; Fundamentos de Metodologia Cientifica – 2. ed. Ampliada Adil Jesus da Silveira Barros, Neide Aparecida de Souza Lehfeld. São Paulo: Pearson Books, 2000.
BRASIL. Lei nº12.305, de 2 de Agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil. Brasília, 3 ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2019.
CUNHA, A.C.Q.; HELENE, P.R.L. Despassivação das armaduras de concreto por ação da carbonatação. Boletim técnico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – BT/PCC/283. São Paulo, 2001.
DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Sumário Mineral – 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. 2019.
BAUER, Falcão L. A. Materiais de construção. 1; revisão técnica João Fernando Dias. – 5. Ed. Revisada. – [Reimpr.] – Rio de Janeiro: LTC, 2014.
FRANCO, L. C. et al. APLICAÇÃO DE REJEITO DE MINERAÇÃO COMO AGREGADO PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 56., 2014, Rio Grande do Norte. Anais... Rio Grande do Norte: [s.n.], 2014. p. 01-15.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. – 5. ed. – São Paulo : Atlas, 1999.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
HELENE, P.R.L.; Terzian, P.R. Manual de dosagem e controle de concreto, Pini, São Paulo (1993).
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração - Gestão e Manejo de Rejeitos da ineração; organizador, Instituto Brasileiro de Mineração. 1.ed. - Brasília: IBRAM, 2016.
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração - Informações sobre a economia mineral brasileira –2018. Disponível em:. Acesso em: 07 de nov. 2019.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 6. ed. – São Paulo : Atlas, 2001.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 6. ed. – São Paulo : Atlas 2005.
MAANEN, John, Van, recuperação de métodos qualitativos para a investigação da organização: um prefácio, em Ciências Administrativas. Vol, 24, 1979.
MEHTA, P. K; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais, 1ª Ed. São Paulo, Ed. PINI, 1994.
PICCHI, F.A. Sistemas da Qualidade - uso em empresas de construção de edifícios. São Paulo: Escola Politécnica da USP, 1993.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.