ANÁLISE DAS PATOLOGIAS DE CONCRETO ARMADO: Em prédios públicos municipais da cidade de Santa Luzia D’Oeste/RO

Camila Sturm Souza, Julio Cecin Fernandes Taufie Gazele, Ricardo Holando dos Santos

Resumo


O presente estudo tem por escopo a verificação das patologias recorrentes nos prédios públicos municipais da cidade de Santa Luzia D’Oeste no interior do Estado de Rondônia. O objeto da pesquisa foram as edificações cujas construções se deram em um período de tempo igual ou superior há cinco anos e que estão em funcionamento. Deste modo, buscou-se analisar as possíveis causas das disfunções e se estas podem acarretar riscos ao desenvolvimento das atividades realizadas naqueles espaços, especialmente a considerar que os prédios devem atender aos princípios básicos de segurança. A pesquisa utilizou-se dos métodos qualitativo e quantitativo; o primeiro, foi realizado através de pesquisa bibliográfica, já no segundo, foram levantadas as patologias encontradas nos órgãos por ocasião de visita em campo. Finalizada a pesquisa e a tabulação de dados, ficou demonstrado que os maiores e mais frequentes problemas encontrados nas estruturas de concreto armado são a fissuração e aqueles ocasionados pela presença de umidade. Nas evidências encontradas durante as visitas é notório que as edificações necessitam de reformas e de um plano de manutenção periódico, com fito à prevenção de futuras avarias e para uma melhor conservação e utilização do bem comum.


Palavras-chave


Bem público; Edificações; Anomalia.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 5674. Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13755: Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante ― Projeto, execução, inspeção e aceitação ― Procedimento. Rio de Janeiro, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14931: Execução de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 16747: Inspeção predial – diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento. Rio de Janeiro, 2020.

ANGELO, Ana Margarida Vieira. Análise das patologias das estruturas em concreto armado do estádio Magalhães Pinto – Mineirão. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas)-UFMG/MG, Belo Horizonte, 2004.

BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Fundamentos do Concreto Armado – Notas de Aula. UNESP. Bauru, São Paulo, 2011.

GRANATO, José Eduardo. Apostila: Patologia das construções. São Paulo, 2002.

GONÇALVES, Eduardo Albuquerque Buys. Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)- UFRJ/Escola Politécnica, Rio de Janeiro, 2015.

HEERDT, Giordano Bruno; PIO, Vanessa Mafra; BLEICHVEL, Natália Cristina Thiem. Principais patologias na construção civil. Faculdade Metropolitana de Rio do Sul Uniasselvi/Famesul, Santa Catarina, 2016.

HELENE, Paulo Roberto do Lago. in SALES, Almir, et. Al. Corrosão e degradação em estruturas de concreto: teoria, controle e técnicas de análises e intervenção. Organização RIBEIRO, Daniel Véras. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

HELENE, Paulo Roberto do Lago. Manual para reparo, reforço e proteção de estruturas de concreto. 2ª ed. São Paulo: PINI, 1992.

HIBBELER, Russell Charles. Análise das estruturas. Tradução de Jorge Ritter. Revisão técnica de Pedro Vianna. 8 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

HUSSEIN, Jasmim Sadika Mohamed. Levantamento de patologias causadas por infiltrações devido à falha ou ausência de impermeabilização em construções residenciais na cidade de campo mourão- PR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-UTFPR/Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2013.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LERSCH, Inês Martina. Contribuição para a identificação dos principais fatores e mecanismos de degradação em edificações do patrimônio cultural de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2003.

LOTTERMANN, Fabrício Nunes da. Patologias em estruturas de concreto: estudo de caso. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013.

LOURENÇO, Maria Zita; SOUZA, Carlos Alberto Caldas de Souza in SALES, Almir, et. Al. Corrosão e degradação em estruturas de concreto: teoria, controle e técnicas de análises e intervenção. Organização RIBEIRO, Daniel Véras. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

OLIVEIRA, Alexandre Magno de. Fissuras, trincas e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Gestão em Avaliações e Perícias)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

OLIVEIRA, Daniel Ferreira. Levantamento de causas de patologias na construção civil. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

POLITO, Giulliano. Sistemas de pintura na construção civil. UFMG. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Engenharia, 2010.

SOUZA, Vicente Custódio Moreira; RIPPER, Thomaz. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998.

STORTE, Marcos. Manifestações Patológicas na Impermeabilização de Estruturas de Concreto em Saneamento. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, São Paulo, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=20&Cod=703. Acesso em: 17 out. 2020.

TRINDADE, Diego dos Santos da. Patologia em estruturas de concreto armado. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil)-UFSM/RS, Rio Grande do Sul, Santa Maria, 2015.

UEMOTO, Kai Loh. Problemas de pintura na construção civil. In: IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas). São Paulo: PINI Editora, 1998.

VERZOLA, Simone Nunes; MARCHIORI, Fernanda Fernandes; ARAGON, José Octávio. “Proposta de lista de verificação para inspeção predial x urgência das manutenções”. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, XV ENTAC, Maceió: Alagoas, 2014. Disponível em: http://www.infohab.org.br/entac2014/artigos/paper_300.pdf. Acesso em: 02 nov. 2021.

VITÓRIO, Afonso. Fundamentos da patologia das estruturas nas perícias de engenharia. Trabalho elaborado para roteiro de curso (Curso de Perícias Judiciais e Patologia das Estruturas)-IPEAPE, Recife, 2003.

ZAMBONI, Isabela. Como Lidar Com Infiltrações. 2013. Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=36&Cod=1973. Acesso em: 17 out. 2020.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.