ANÁLISE DAS PATOLOGIAS DE CONCRETO ARMADO: Em prédios públicos municipais da cidade de Santa Luzia D’Oeste/RO

Autores

  • Camila Sturm Souza FAROL - Faculdade de Rolim de Moura
  • Julio Cecin Fernandes Taufie Gazele
  • Ricardo Holando dos Santos

Palavras-chave:

Bem público, Edificações, Anomalia.

Resumo

O presente estudo tem por escopo a verificação das patologias recorrentes nos prédios públicos municipais da cidade de Santa Luzia D’Oeste no interior do Estado de Rondônia. O objeto da pesquisa foram as edificações cujas construções se deram em um período de tempo igual ou superior há cinco anos e que estão em funcionamento. Deste modo, buscou-se analisar as possíveis causas das disfunções e se estas podem acarretar riscos ao desenvolvimento das atividades realizadas naqueles espaços, especialmente a considerar que os prédios devem atender aos princípios básicos de segurança. A pesquisa utilizou-se dos métodos qualitativo e quantitativo; o primeiro, foi realizado através de pesquisa bibliográfica, já no segundo, foram levantadas as patologias encontradas nos órgãos por ocasião de visita em campo. Finalizada a pesquisa e a tabulação de dados, ficou demonstrado que os maiores e mais frequentes problemas encontrados nas estruturas de concreto armado são a fissuração e aqueles ocasionados pela presença de umidade. Nas evidências encontradas durante as visitas é notório que as edificações necessitam de reformas e de um plano de manutenção periódico, com fito à prevenção de futuras avarias e para uma melhor conservação e utilização do bem comum.

Biografias dos Autores

Camila Sturm Souza, FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

Patologia em concreto armado, engenharia civil

Julio Cecin Fernandes Taufie Gazele

Professor orientador Esp., graduado em Engenharia Civil, especialista em gerenciamento de projetos

Ricardo Holando dos Santos

Graduado em Administração e em Engenharia Civil.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 5674. Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13755: Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante ― Projeto, execução, inspeção e aceitação ― Procedimento. Rio de Janeiro, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14931: Execução de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 16747: Inspeção predial – diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento. Rio de Janeiro, 2020.

ANGELO, Ana Margarida Vieira. Análise das patologias das estruturas em concreto armado do estádio Magalhães Pinto – Mineirão. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas)-UFMG/MG, Belo Horizonte, 2004.

BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Fundamentos do Concreto Armado – Notas de Aula. UNESP. Bauru, São Paulo, 2011.

GRANATO, José Eduardo. Apostila: Patologia das construções. São Paulo, 2002.

GONÇALVES, Eduardo Albuquerque Buys. Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)- UFRJ/Escola Politécnica, Rio de Janeiro, 2015.

HEERDT, Giordano Bruno; PIO, Vanessa Mafra; BLEICHVEL, Natália Cristina Thiem. Principais patologias na construção civil. Faculdade Metropolitana de Rio do Sul Uniasselvi/Famesul, Santa Catarina, 2016.

HELENE, Paulo Roberto do Lago. in SALES, Almir, et. Al. Corrosão e degradação em estruturas de concreto: teoria, controle e técnicas de análises e intervenção. Organização RIBEIRO, Daniel Véras. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

HELENE, Paulo Roberto do Lago. Manual para reparo, reforço e proteção de estruturas de concreto. 2ª ed. São Paulo: PINI, 1992.

HIBBELER, Russell Charles. Análise das estruturas. Tradução de Jorge Ritter. Revisão técnica de Pedro Vianna. 8 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

HUSSEIN, Jasmim Sadika Mohamed. Levantamento de patologias causadas por infiltrações devido à falha ou ausência de impermeabilização em construções residenciais na cidade de campo mourão- PR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-UTFPR/Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2013.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LERSCH, Inês Martina. Contribuição para a identificação dos principais fatores e mecanismos de degradação em edificações do patrimônio cultural de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2003.

LOTTERMANN, Fabrício Nunes da. Patologias em estruturas de concreto: estudo de caso. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013.

LOURENÇO, Maria Zita; SOUZA, Carlos Alberto Caldas de Souza in SALES, Almir, et. Al. Corrosão e degradação em estruturas de concreto: teoria, controle e técnicas de análises e intervenção. Organização RIBEIRO, Daniel Véras. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

OLIVEIRA, Alexandre Magno de. Fissuras, trincas e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Gestão em Avaliações e Perícias)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

OLIVEIRA, Daniel Ferreira. Levantamento de causas de patologias na construção civil. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

POLITO, Giulliano. Sistemas de pintura na construção civil. UFMG. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Engenharia, 2010.

SOUZA, Vicente Custódio Moreira; RIPPER, Thomaz. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998.

STORTE, Marcos. Manifestações Patológicas na Impermeabilização de Estruturas de Concreto em Saneamento. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, São Paulo, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=20&Cod=703. Acesso em: 17 out. 2020.

TRINDADE, Diego dos Santos da. Patologia em estruturas de concreto armado. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil)-UFSM/RS, Rio Grande do Sul, Santa Maria, 2015.

UEMOTO, Kai Loh. Problemas de pintura na construção civil. In: IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas). São Paulo: PINI Editora, 1998.

VERZOLA, Simone Nunes; MARCHIORI, Fernanda Fernandes; ARAGON, José Octávio. “Proposta de lista de verificação para inspeção predial x urgência das manutenções”. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, XV ENTAC, Maceió: Alagoas, 2014. Disponível em: http://www.infohab.org.br/entac2014/artigos/paper_300.pdf. Acesso em: 02 nov. 2021.

VITÓRIO, Afonso. Fundamentos da patologia das estruturas nas perícias de engenharia. Trabalho elaborado para roteiro de curso (Curso de Perícias Judiciais e Patologia das Estruturas)-IPEAPE, Recife, 2003.

ZAMBONI, Isabela. Como Lidar Com Infiltrações. 2013. Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=36&Cod=1973. Acesso em: 17 out. 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-26