A INFLUÊNCIA DA ANSIEDADE NO APRENDIZADO ACADÊMICO

Veronilda Adriele Matias dos Reis, Roger Giovane Rodrigues

Resumo


Resumo:  O presente trabalho tem como proposta identificar através de uma revisão literária, os prejuízos causados pela ansiedade no processo da aprendizagem do acadêmico. A ansiedade possui uma relação direta com a cognição, o que pode levar a uma defasagem na memória, percepção e concentração. O trabalho tem o objetivo de analisar a ansiedade no contexto acadêmico e sua influência no processo de aprendizagem, enunciar como a ansiedade interfere no processo de aprendizagem e compreender o papel do psicólogo frente a essa problemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico abordando o método qualitativo. Foram verificados o total de quarenta artigos e com base nos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados o total de vinte e três. Constatou-se que a ansiedade interfere negativamente na aprendizagem ocasionando grandes prejuízos no contexto acadêmico. Com base nas informações coletadas, notou-se a relevância do trabalho do psicólogo na resolução do problema e no tratamento dos sintomas da ansiedade.

 

Palavras-chave: Ansiedade. Aprendizagem acadêmica. Prejuízos.

 

THE INFLUENCE OF ANXIETY ON ACADEMIC LEARNING

 

Abstract: This paper proposes to identify, employing a literature review, the losses caused by anxiety in the learning process of undergraduate students. Anxiety, which can lead to a delay in memory, perception, and focus, has a direct correlation with cognition. The article aims to analyze anxiety in the academic environment and its influence on the learning process, to state how anxiety interferes with the learning process, and to understand the psychologist's role when facing this issue. This is a bibliographic research addressing the qualitative method. A total of forty articles were examined and, based on the inclusion and exclusion criteria, a remaining amount of twenty-three were selected. Anxiety has been found to negatively interfere with learning causing significant losses in the academic setting. According to the information compiled, it has been observed the relevance of the psychologist's work not only in solving the problem but also in the treatment of anxiety symptoms.

 

Keywords: Anxiety. Academic Learning. Losses.

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