A autoaprendizagem como processo de ajuste social e como promotora de conhecimento útil à vida prática do estudante

Fabio Alves Jorge

Resumo


A educação é um processo complexo e em constante evolução, exigindo que os educadores se adaptem às necessidades dos alunos em constante mudança. Nesse contexto, a abordagem de ensino centrada no aluno, que enfatiza a importância da autoaprendizagem, tem emergido como uma alternativa eficaz ao modelo de ensino tradicional. Essa abordagem está fundamentada nas teorias de Paulo Freire, Lev Vygotsky e Jean Piaget, que defendem a aprendizagem como um processo ativo e socialmente construído. Neste artigo, abordaremos a interseção teórica desses três autores, direcionando nosso foco para a autoaprendizagem como um modelo de ensino emergente. Nossa análise apontará para a necessidade de uma educação que não apenas forneça conhecimentos, mas que também permita aos alunos desenvolver habilidades de autoaprendizagem, que serão fundamentais em suas jornadas de aprendizagem ao longo da vida.


Palavras-chave


Autoaprendizagem; Metodologias Emergentes de Ensino; Processos de Aprendizagens.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. Campinas: UNICAMP, 1991.

CARRASCO, German Doin. A educação proibida. Argentina: Distribuidora internacional, 2012. 145 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-1Y9OqSJKCc. Acesso em: 20 fev. 2023.

DWECK, Carol S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.

EDUCATION, Pearson Higher. Autoaprendizagem: 5 coisas que você não sabia e como isso influencia seus alunos. Disponível em: https://hed.pearson.com.br/blog/higher-education/autoaprendizagem-coisas-que-voce-nao-sabia-e-como-influencia-seus-alunos#:~:text=A%20autoaprendizagem%20%C3%A9%20uma%20estrat%C3%A9gia,condi%C3%A7%C3%B5es%20impostas%20pelo%20ambiente%20educacional. Acesso em: 20 de fev. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

____________ . Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8ª. ed. São Paulo: Ática, 2003.

GROSSI, Esther Pillar (org.). Por que ainda há quem não aprende? : A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003.

HARARI, Yuval N. 21 Lições Para o Século 21. [S.l.]: Companhia das Letras, 2018.

KOSELLECK, Reinhart. Futures Past: On the Semantics of Historical Time. New York: Columbia University Press, 2002.

LIMA, Louise; COSME, Ariana. Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na educação. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 65–76, 2018. DOI: 10.22169/revint.v13i28.1406. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1406. Acesso em: 18 fev. 2023.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, F. J. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Campinas:UNICAMP, 1995.

PIAGET, Jean. To understand is to invent: The future of education. New York: Grossman Publishers, 1973.

VYGOTSKY, Lev S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.