A autoaprendizagem como processo de ajuste social e como promotora de conhecimento útil à vida prática do estudante
Palavras-chave:
Autoaprendizagem, Metodologias Emergentes de Ensino, Processos de Aprendizagens.Resumo
A educação é um processo complexo e em constante evolução, exigindo que os educadores se adaptem às necessidades dos alunos em constante mudança. Nesse contexto, a abordagem de ensino centrada no aluno, que enfatiza a importância da autoaprendizagem, tem emergido como uma alternativa eficaz ao modelo de ensino tradicional. Essa abordagem está fundamentada nas teorias de Paulo Freire, Lev Vygotsky e Jean Piaget, que defendem a aprendizagem como um processo ativo e socialmente construído. Neste artigo, abordaremos a interseção teórica desses três autores, direcionando nosso foco para a autoaprendizagem como um modelo de ensino emergente. Nossa análise apontará para a necessidade de uma educação que não apenas forneça conhecimentos, mas que também permita aos alunos desenvolver habilidades de autoaprendizagem, que serão fundamentais em suas jornadas de aprendizagem ao longo da vida.
Referências
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. Campinas: UNICAMP, 1991.
CARRASCO, German Doin. A educação proibida. Argentina: Distribuidora internacional, 2012. 145 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-1Y9OqSJKCc. Acesso em: 20 fev. 2023.
DWECK, Carol S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.
EDUCATION, Pearson Higher. Autoaprendizagem: 5 coisas que você não sabia e como isso influencia seus alunos. Disponível em: https://hed.pearson.com.br/blog/higher-education/autoaprendizagem-coisas-que-voce-nao-sabia-e-como-influencia-seus-alunos#:~:text=A%20autoaprendizagem%20%C3%A9%20uma%20estrat%C3%A9gia,condi%C3%A7%C3%B5es%20impostas%20pelo%20ambiente%20educacional. Acesso em: 20 de fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
____________ . Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8ª. ed. São Paulo: Ática, 2003.
GROSSI, Esther Pillar (org.). Por que ainda há quem não aprende? : A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003.
HARARI, Yuval N. 21 Lições Para o Século 21. [S.l.]: Companhia das Letras, 2018.
KOSELLECK, Reinhart. Futures Past: On the Semantics of Historical Time. New York: Columbia University Press, 2002.
LIMA, Louise; COSME, Ariana. Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na educação. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 65–76, 2018. DOI: 10.22169/revint.v13i28.1406. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1406. Acesso em: 18 fev. 2023.
MATURANA, Humberto R.; VARELA, F. J. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Campinas:UNICAMP, 1995.
PIAGET, Jean. To understand is to invent: The future of education. New York: Grossman Publishers, 1973.
VYGOTSKY, Lev S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre Creative Commons
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).