DIREITO DO CONSUMIDOR: marketing e a proteção do consumidor

Cleyton José Wolff, Aleff Alves de Oliveira

Resumo


O presente estudo traz como objeto o marketing do tradicional ao digital e a proteção do consumidor, abordou-se e analisou-se as recentes técnicas de marketing digital e suas consequências no dia a dia do consumidor. De início foi feita uma análise sobre a história do marketing nas relações de consumo demonstrando a evolução tecnológica dos últimos anos, fator relevante que leva a compreensão da razão da alteração no comportamento de consumo bem como o impacto das técnicas de oferecimento de produtos e serviços, foi feito um breve levantamento sobre as aludidas técnicas, demonstrando os possíveis desencontros com Código de Defesa do Consumidor que tem natureza de norma principiológica e cogente, e, neste contexto, os princípios concernentes à publicidade, o marketing e as práticas comerciais são também demonstrados e analisados. A presente pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental, com método de abordagem indutivo e qualitativo, conceituando, relacionando e analisando o tema e como resultado pode se observar que o marketing praticado em desacordo com tais princípios tende a trazer consequências negativas para o consumidor.


Palavras-chave


Direito do consumidor. Marketing abusivo. Relação de consumo. Proteção do consumidor.

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