Modelagem matemática aplicada à piscicultura: estudo voltado à contrução de uma represa
Resumo
A matemática é uma importante ciência que se faz presente em diversos seguimentos da vida do homem. Portanto é relevante que se tenha uma compreensão e conhecimento de onde ela é aplicada. Porém, nota-se que muitas pessoas, inclusive alunos do ensino básico desconhecem muitas aplicações da matemática e por vezes perguntam: “Onde vou utilizar tal fórmula e um conceito matemático na minha vida?” Diante de tal situação, este trabalho envolve conceitos e conteúdos matemáticos ligados à porcentagem, à geometria e análises de gráficos, que são utilizados na piscicultura, tendo como objetivos mostrar as aplicações matemáticas nas fases de construção de uma represa. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica da educação matemática, para obter-se o embasamento teórico, fazendo uma análise do uso de modelagem matemática no contexto escolar e uma revisão histórica desde o início do pescado e a importância dessa atividade para termos como base no trabalho, em outro momento realizou-se uma pesquisa de campo com acompanhamento de um piscicultor da região de Rolim de Moura\RO, para o conhecimento do trabalho de criação de peixes. A partir dos resultados alcançados neste estudo, pretende-se mostrar a possibilidade do educador, principalmente o de escolas rurais, em utilizar tais conceitos aplicados à piscicultura em sala de aula.
Palavras-chave: Piscicultura; modelagem matemática; construção de uma represa.
.
Mathematical modeling applied to pisciculture: study back to the construction of a dam
ABSTRACT: Mathematics is an important science that is present in several segments of the human life. Therefore it is relevant that one has an understanding and knowledge of where it is applied. However, many people, including elementary school students, are unaware of many applications of mathematics and sometimes ask, "Where will I use such a formula and a mathematical concept in my life?" Faced with such a situation, this work involves concepts and contents Mathematical models related to the percentage, geometry and graph analysis, which are used in fish farming, aiming to show the mathematical applications in the construction phases of a dam. In this work a bibliographical revision of the mathematical education was carried out, to obtain the theoretical basis, making an analysis of the use of mathematical modeling in the school context and a historical revision from the beginning of the fish and the importance of this activity to terms as basis in the work , At another moment a field research was carried out with the follow-up of a fish farmer from the Rolim de Moura region (RO), for the knowledge of the fish farming work. From the results obtained in this study, it is intended to show the possibility of the educator, especially the rural schools, to use such concepts applied to fish culture in the classroom.
Keywords: Fish farming; Mathematical modeling; Construction of a dam.
Palavras-chave
Texto completo:
Leia emReferências
BARBOSA, J. C., 2004, em Cury, H. N (Ed.); Disciplinas Matemáticas em cursos superiores: Reflexões, relatos, propostas. 1º ed. Rio Grande do Sul, RS, 2004, p.66.
BARBOSA, J. C. Modelagem na educação e os professores: a questão da formação. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 14, n. 15, p. 5-23, 2001.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 4ª edição. São Paulo: Contexto, 2005. CARRAHER, T. N. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade. Disponível em: http://www.feis.unesp.br/extensao/teiasaber/Teia2003/Trabalhos/matematica/Apresentacoes/Apresentacao_06.pdf. Acesso em: 08 novembro de 2012.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990, p. 21- 93.
DINIZ FILHO, A. M. Peixes: investigando os seres vivos. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2003, p. 6.
DOUBECK, A. Topografia. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1989.
DOMINGUES, F. A. A. - Topografia e astronomia de posição para engenheiros e arquitetos Editora McGraw-Hill do Brasil, 1979, São Paulo/SP, 403p.
ESPARTEL, L. Curso de Topografia. 9 ed. Rio de Janeiro, Globo, 1987.
GISSUBELOVA, J. (2003) La pisciculture en Tchéquie a une tradition vieille de 900 ans. htttp://www.radio.cz/fr/article/43788. Acesso em 27de dezembro de 2003.
HISRSCHBERGER, J. Historia da Filosofia na Antiguidade, 2. SP: Herder, 1965.327P.
HUET, M. Traité de pisciculture. 4.ed. Bruxelles: Éditions CH. DE WYNGAERT. 1970. 718 p.
LOPES, Sérgio Roberto. Ricardo Luiz Viana. Shiderlene Vieira de Almeida Lopes. A construção de Conceitos Matemáticos e a prática docente. Curitiba: IBPEX, 2005, 89p.
MPA-Ministério da Pesca e Aquicultura. Disponível em . Acessado em 07/05/2013.
RANGEL, Ana S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
ROSA, Izalene Theiss. A piscicultura no complexo agroindustrial: estudo de caso piscicultores de Lontras (SC) e o Sistema de Integração Frigorífico Pompéia Ltda. (Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Regional de Blumenau, Ibirama, 1996.
SADOVSKY, P. Falta Fundamentação Didática no Ensino da Matemática. Nova Escola. São Paulo, Ed. Abril, Jan./Fev. 2007.
SANTALÓ, Luis A. “Matemática para não matemáticos”, in PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. (org). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
YANCEY, Dean Romayn. Manual de criação de peixes. Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1983.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.