O processo de psicoterapia infantil sob uma perspectiva psicanalítica

Michelle Fernanda Arruda Silva, Karine da Fonseca Gomes, Kamila Pricila Pessoa de Brito, Maria Izabel Pereira Carneiro

Resumo


RESUMO: A psicoterapia infantil é uma abordagem de grande relevância no contexto clínico, pois a intervenção psicoterapêutica durante a infância pode ajudar a criança a conhecer seu mundo interno, de modo a externalizar, através do brincar, suas angústias, desejos, fantasias ansiedades e modificá-las, beneficiando o enfrentamento do meio externo. Para tanto, a presente pesquisa teve como objetivo descrever, através de estudo bibliográfico, o conhecimento acerca do processo psicoterápico infantil, técnicas, etapas e procedimentos, como também o papel do psicoterapeuta, e a importância dos pais no processo terapêutico, sob uma perspectiva psicanalítica. Sendo a psicoterapia de orientação psicanalítica infantil caracterizada como uma das abordagens que foca principalmente na relação entre o psicoterapeuta e seu paciente, fez-se necessário um amplo estudo de inúmeros fatores que são considerados para que possa haver evolução no processo terapêutico. Num primeiro momento apresenta-se a conceituação e o âmbito histórico da psicoterapia, num segundo momento descreve-se sobre o papel do terapeuta, o brincar, o setting terapêutico e ludodiagnóstico, como também, papel dos pais e todas as etapas envolvidas no processo psicoterápico infantil até o encerramento da terapia.


Palavras-chave: Psicoterapia Infantil. Psicanálise. Ludodiagnóstico.

 

The process of child psychotherapy under a psychoanalytical perspective

 

ABSTRACT: Child psychotherapy is an approach of great relevance in the clinical context. The psychotherapeutic intervention in childhood can help children to know their inner world, so as to externalize, through play, their anxieties, desires, fantasies, anxieties and modify them, benefiting the confrontation of the external environment. The purpose of this study was to describe, through a bibliographic study, the knowledge about the child psychotherapeutic process, techniques, stages and procedures, as well as the role of the psychotherapist, and the importance of the parents in the therapeutic process, from a psychoanalytic perspective. Psychoanalytic psychotherapy for children, characterized as one of the approaches that focuses mainly on the relationship between the psychotherapist and his patient, it became necessary to study many factors that are considered so that there may be evolution in the therapeutic process. In a first moment the concept and the historical scope of the psychotherapy is presented, in a second moment it is described on the role of the therapist, the play, the therapeutic and ludodiagnostic setting, as well as, the role of the parents and all the steps involved in the psychotherapeutic process until the end of therapy. 

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Keywords: School Child Psychotherapy. Psychoanalysis. Play diagnostic process.


Palavras-chave


Psicoterapia Infantil. Psicanálise. Ludodiagnóstico.

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