Escola, ensino aprendizagem e cidadania conjecturando com as teorias da aprendizagem

Angela Cutolo

Resumo


RESUMO: Nas escolas existe uma dúvida frequente sobre a escolha de qual teoria se firmar para ensinar. É fundamental conhecer os caminhos que levam o aluno a aprender o conhecimento formal, contudo se torna necessário passear pelas literaturas para então fundamentar uma escolha, uma prática de ensino a seguir dentro de um contexto social. Este artigo apresenta-se com o intuito de contribuir com o exercício didático pedagógico dos educadores. Ofertando uma reflexão sobre as diversas teorias da aprendizagem e suas contribuições dentro do ensino aprendizagem, colaborando na formação cidadã dos educadores. Iniciaremos a partir de uma descrição histórica, sobre escola/aprendizagem e cidadania, tendo como base o interacionismo o construtivismo e o behavorismo. A educação é a porta que pode mudar uma sociedade, para tanto educadores e alunos têm que ter essa consciência a atuar para conseguir a transformação junto com a comunidade que pertence.


Palavras-chave: Escola. Teorias da aprendizagem. Cidadania.

 

School, teaching learning and citizenship conjecturing with the theories of learning

 

ABSTRACT: In schools there is a frequent question about choosing which theory to base on teaching. It is fundamental to know the paths that lead the student to learn the formal knowledge, however it is necessary to walk through the literature, to then base a choice, a teaching practice to follow within a social context. This article presents with the intention of contributing with the didactic pedagogical exercise of the teacher. Offering a reflection on the different theories of learning and their contributions within the teaching learning, collaborating in the citizen training of the students. We will start from a historical description about school / learning and citizenship, based on the constructivism and Behavorism interactionism. Education is the door that can change a society, so educators have to have this awareness to act to achieve transformation along with the community that belongs.


Keywords: School. Theories of learning. Citizenship.


Palavras-chave


Escola, teorias da aprendizagem e cidadania

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelho Ideológicos do Estado. Lisboa: Presença; São Paulo: Martins Fontes, 1970.

DEMO, P.E. É errando que a gente aprende. Nova Escola. São Paulo, n.144, pp.49-51, ago. 2001.

SOUZA, S. J.; KRAMER, S. O Debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, p.69-80, maio 1991.

Figueiredo, L. C. M. (1989). Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis, Vozes.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n. 9.394/96

Fundação Victor Civita. Ofício de Professor 2 – 1ª Ed. Agosto 2002

Leontiev, A. N. (1978a). Actividad, Consciência e Personalidad Buenos Aires: Ciências del Hombre.Leontiev, A. N. (1978b).

Vygotski, L.S. (1991). Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

Cachapuz, A. F., Praia, J. F., & Jorge, M. P. (2000). Perspectivas de Ensino das Ciências. Em A. Cachapuz (Org.), Formação de Professores/Ciências.

Porto: CEEC

Gadotti, Moacir. "Escola cidadã educação pela cidadania." (2000).




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.