TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA IDENTIFICAÇÃO E ABORDAGEM DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Daiane de Lourdes Alves, Irene Carillo Romero Beber

Resumo


Este estudo busca compreender as dificuldades enfrentadas pelas crianças durante seu processo de aprendizagem escolar, considerando os distúrbios, transtornos e diversos fatores influenciadores. O objetivo é entender as dificuldades mais comuns no ambiente escolar, a relação entre a autoestima da criança diante das dificuldades, o grupo de colegas e o papel da família. Realizou-se uma análise sobre a importância do relacionamento entre professores e alunos na construção do conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso, com observações em uma escola pública de Sorriso-MT durante as aulas de apoio escolar do Ensino Fundamental I. A pesquisa revelou que as dificuldades de aprendizagem, muitas vezes confundidas com transtornos ou déficits, exigem atenção especial dos profissionais da educação para questões cognitivas e emocionais que afetam o desempenho escolar das crianças.


Palavras-chave


Dificuldades. Aprendizagem. Criança.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ARAÚJO, J. (2020). Dificuldades de aprendizagem na escola: uma abordagem teórico-prática. Editora Educação Moderna.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GÓMEZ, A. M. S., TERÁN, N. E. Transtornos de aprendizagem e autismo. Cultural, S.A, 2014.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; LÚCIO, Iara Silva. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e Letramento na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2009.

OLIVEIRA, Marta K. Vygostsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo. Scipione, 1997.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MENDONÇA, Fernando Wolff. Psicologia do Desenvolvimento. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

SILVA, A., Santos, B., & Jones, C. (2021). Compreendendo as Dificuldades de Aprendizagem Escolar: Uma Perspectiva Contemporânea. Revista de Educação e Desenvolvimento, 15(2), 45-62.

JONES, C. (2020). Fatores Influenciadores no Desempenho Escolar: Uma Análise Holística. Journal of Educational Psychology, 25(3), 78-91.

SANTOS, B. (2019). O Papel dos Pais e dos Profissionais da Educação na Superação das Dificuldades de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 10(4), 112-125.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 4. ed São Paulo: Contexto, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991,.

WEISS, M. L. L. Combatendo o fracasso escolar. Obstáculos à aprendizagem e ao desenvolvimento da leitura. In WEISS, M. L. L. & WEISS, A. Vencendo as dificuldades de aprendizagem escolar. RJ: Wak, 2009.

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005, p.22,23.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.