TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA IDENTIFICAÇÃO E ABORDAGEM DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Autores

  • Daiane de Lourdes Alves Universidade Federal de Rondônia - UNIR Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Irene Carillo Romero Beber

Palavras-chave:

Dificuldades. Aprendizagem. Criança.

Resumo

Este estudo busca compreender as dificuldades enfrentadas pelas crianças durante seu processo de aprendizagem escolar, considerando os distúrbios, transtornos e diversos fatores influenciadores. O objetivo é entender as dificuldades mais comuns no ambiente escolar, a relação entre a autoestima da criança diante das dificuldades, o grupo de colegas e o papel da família. Realizou-se uma análise sobre a importância do relacionamento entre professores e alunos na construção do conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso, com observações em uma escola pública de Sorriso-MT durante as aulas de apoio escolar do Ensino Fundamental I. A pesquisa revelou que as dificuldades de aprendizagem, muitas vezes confundidas com transtornos ou déficits, exigem atenção especial dos profissionais da educação para questões cognitivas e emocionais que afetam o desempenho escolar das crianças.

Biografia do Autor

Daiane de Lourdes Alves, Universidade Federal de Rondônia - UNIR Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Sou Graduada em Pedagogia, Arte, Educação Física, Matemática e Administração, tenho especialização em Educação infantil, fundamental e gestão educacional pela Faculdade São Paulo. Possuo especialização  supervisão, Orientação, Gestão Escolar Com Ênfase Em Psicologia Educacional; Psicopedagogia Clínica E Institucional pela faculdade FASA - Faculdade Santo André. Na FAROL – Faculdade de Rolim de Moura cursei Educação Especial, Educação Inclusiva Com Ênfase Em Língua Brasileira De Sinais-Libras. Atualmente estou fazendo Mestrado em Educação Especial, na Universidade do Mato grosso.

Referências

ARAÚJO, J. (2020). Dificuldades de aprendizagem na escola: uma abordagem teórico-prática. Editora Educação Moderna.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GÓMEZ, A. M. S., TERÁN, N. E. Transtornos de aprendizagem e autismo. Cultural, S.A, 2014.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; LÚCIO, Iara Silva. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e Letramento na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2009.

OLIVEIRA, Marta K. Vygostsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo. Scipione, 1997.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MENDONÇA, Fernando Wolff. Psicologia do Desenvolvimento. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

SILVA, A., Santos, B., & Jones, C. (2021). Compreendendo as Dificuldades de Aprendizagem Escolar: Uma Perspectiva Contemporânea. Revista de Educação e Desenvolvimento, 15(2), 45-62.

JONES, C. (2020). Fatores Influenciadores no Desempenho Escolar: Uma Análise Holística. Journal of Educational Psychology, 25(3), 78-91.

SANTOS, B. (2019). O Papel dos Pais e dos Profissionais da Educação na Superação das Dificuldades de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 10(4), 112-125.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 4. ed São Paulo: Contexto, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991,.

WEISS, M. L. L. Combatendo o fracasso escolar. Obstáculos à aprendizagem e ao desenvolvimento da leitura. In WEISS, M. L. L. & WEISS, A. Vencendo as dificuldades de aprendizagem escolar. RJ: Wak, 2009.

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005, p.22,23.

Downloads

Publicado

2024-07-02