CORPORATIVISMO COMO SOLUÇÃO PARA O DILEMA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL

João Guilherme Dobbins Couto, Éder Junior Matt

Resumo


O estudo aborda o corporativismo e sua aplicação no Brasil, exemplificado pelas câmaras setoriais. Inicialmente criadas para combater a inflação, essas câmaras evoluíram para discutir acordos setoriais, como no setor automotivo. A pesquisa utilizou métodos bibliográficos para analisar experiências corporativas e seus resultados. Enquanto o Brasil possui menos elementos corporativos que outros países, como Portugal e Espanha, as câmaras setoriais foram um exemplo prático de corporativismo durante a redemocratização. Resultados positivos foram observados, como a Ordem dos Advogados do Brasil, que mantém padrões éticos entre advogados. O estudo propõe uma solução neocorporativa para o dilema da mídia tendenciosa, sugerindo a criação de um órgão centralizado de ética e disciplina para o plano do jornalismo nacional.

Palavras-chave


meios de comunicação; censura; neocorporativismo.

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Referências


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