UM ESTUDO SOBRE ABUSO SEXUAL INFANTIL E ADOLESCENTE NO PERÍODO PANDÊMICO E AS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

Ana Beatriz Golfetto, Ana Laura Cardoso Siqueira, Átila Moreira Bening, Bruna Felipe dos Anjo, Neli Machado de Souza Ahnerth

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre abuso sexual infantil e adolescente no período pandêmico e as estratégias de prevenção. Apesar do país apresentar um número elevado de casos anualmente, a pandemia parece ter contribuído para a redução dos registros de violência sexual, não significando a redução da incidência. Isto porque os crimes sexuais apresentam altíssima subnotificação (casos não registrados) e devido à ausência de pesquisas a fim de desvendar os casos, dificultando a mensuração das ocorrências. A coleta de dados ocorreu por meio da análise de materiais publicados em bancos de dados como Scielo, buscando comparar os dados de diferentes períodos e seus impactos na temática. O abuso sexual pode ocorrer nos contextos intrafamiliar e extrafamiliar. Em relação aos fatores que contribuíram para o aumento dos casos subnotificados de abuso sexual, cita-se o isolamento social, uma vez que se restringiu as redes de apoio extrafamiliar da vítima, dificultando o acesso a denúncias. A experiência do abuso sexual pode afetar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças. Portanto, a prevenção e o combate ao abuso sexual infantil e adolescente são fundamentais para garantir o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes durante e após a pandemia.

Palavras-chave


Abuso sexual. Crianças. Adolescentes. Subnotificação. Saúde mental.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


BOHNENBERGER, M; BUENO, S. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/7-os-registros-de-violencia-sexual-durante-a-pandemia-de-covid-19.pdf. Acesso em: 09 mai. 2023.

BRASIL. Presidência da República Federativa do Brasil. Lei n° 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 18 mai. 2023.

MENEZES, Pedro. Método Científico. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/metodo-cientifico/. Acesso em: 11 mai. 2023

MINISTÉRIO PÚBLICO. Prevenir, identificar e combater: Violência sexual contra crianças e adolescentes, 2020. Disponível em: https://www.mppi.mp.br/internet/wp-content/uploads/2021/06/Cartilha-MPPI-Violencia-Sexual.pdf . Acesso em: 11 mai. 2023.

RACIUNAS, A; O'KUINGHTTONS, C. Violência contra crianças aumenta durante a pandemia no brasil. Agmt, 2021. Disponível em: https://agemt.pucsp.br/noticias/violencia-contra-criancas-aumenta-durante-pandemia-no-brasil. Acesso em: 11 de mai. 2023

XENOFONTE, D., et al. Os Prejuízos causados à Saúde Mental e à vida sexual adulta das mulheres vítimas de Abuso Sexual na infância. Revista Multidisciplinar e Psicologia. V.13, N. 46, p. 359-378, 2019 - ISSN 1981-1179. Disponível em: DOI:10.14295/idonline.v13i46.1890. Acesso em: 15 mai. 2023.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.