USO DO REGISTRO DA REVELAÇÃO ESPONTÂNEA NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Édina Stefane Bastida , Reginaldo Aparecido Amorin
  • Maria Madalena Lemes Mendes

Palavras-chave:

Revelação Espontânea, Psicologia Educacional, Escola, Profissionais.

Resumo

Esta pesquisa baseou-se no registro da Revelação Espontânea e como lidar com o assunto dentro da escola. Após as práticas de estágio como requisito obrigatório para conclusão da formação bacharel em Psicologia, os acadêmicos como estagiários observaram os desafios e resistências encontradas no ambiente escolar para falar e enfrentar o assunto sobre a Revelação Espontânea. Por isso, como a principal demanda observada, as atividades resumiram na orientação dos profissionais de educação atuantes numa escola municipal do interior de Rondônia, por meio de uma palestra. O momento foi sistematizado e supervisionado por uma psicóloga e docente da faculdade de Rolim de Moura – FAROL e os acadêmicos receberam feedbacks positivos, além de contribuir significativamente para a ampliação de conhecimento da equipe docente e técnica da escola. Portanto, o assunto sore a Revelação Espontânea precisa ser visibilizada na teoria e na prática da escola, por e pelos profissionais de educação e toda comunidade, bem como incluir no ensino e aprendizagem o tema é uma maneira eficiente de promover a qualidade de vida e saúde mental de todos envolvidos no processo educacional.

Biografias dos Autores

Édina Stefane Bastida , Reginaldo Aparecido Amorin

Acadêmicos do curso de Psicologia

Maria Madalena Lemes Mendes

Mestra em Geografia, docente da Faculdade de Rolim de Moura/FAROL, Psicóloga

Referências

AUSUBEL, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. Grune & Stratton, 1963.

BANDURA, A. Social Learning Theory. Prentice-Hall, 1977.

COCHRAN, W. G. Sampling Techniques. John Wiley & Sons, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1970.

JESUS, D. M. Educação Inclusiva e Formação de Professores: um olhar sobre a prática docente. Editora Appris, 2020.

KOSSLYN, S. M. Graph Design for the Eye and Mind. Oxford University Press, 2006.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Moderna, 2019.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Editora Vozes, 1999.

VELÁZQUEZ, M. T. E. Formação de professores e gestores para a educação inclusiva. Editora Vozes, 2021.

VENDRAMINI, C. R. Educação Inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola de todos. Wak Editora, 2019.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2024-10-02