EDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Uma abordagem neurocientífica para práticas educacionais
Palavras-chave:
Neurociência, Autismo, Educação, Ensino inclusivo, Neurodidática.Resumo
A interseção entre Educação Inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido objeto de crescente interesse, especialmente quando analisada à luz dos avanços da neurociência. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo entender como as aplicações das abordagens neurocientíficas nas práticas educacionais destinadas a alunos com TEA pode desempenhar um papel fundamental na promoção de ambiente escolar mais inclusivos e eficazes. Para isso, foi realizado uma busca por materiais teóricos com dados atualizados e recentes, publicados nos últimos 5 anos, por meio dos descritores neurociência, autismo e educação, com isso foi possível encontrar 2 trabalhos acadêmicos e 7 artigos científicos nas bases de dados Periódicos CAPES e SciELO. Os resultados obtidos evidenciam que ao compreender as bases neurobiológicas do TEA e suas implicações no processo de aprendizagem, os educadores tornam-se capazes de desenvolver estratégias personalizadas que atendam às necessidades específicas desses alunos, no entanto, vale ressaltar que também é necessário o trabalho multidisciplinar com profissionais da área da saúde, psicologia e educação para garantir uma abordagem abrangente e integrada no atendimento às necessidades dos alunos com TEA. Essa abordagem colaborativa é fundamental para potencializar o desenvolvimento e a inclusão promovendo assim, uma educação verdadeiramente inclusiva e enriquecedora.Referências
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