Pedagogia da alternância: uma abordagem a sua prática

Maria da Conceição Ferreira da Silva, José Ricardo Teles Feitosa

Resumo


RESUMO: O presente artigo retrata a trajetória da Pedagogia da Alternância, focalizando seu papel dentro de uma proposta de formação integral do sujeito, visando uma educação de qualidade que responda as necessidades da educação do campo. Onde esta educação seja definida com a sua especificidade no caráter pedagógico com capacidade de transmitir modelos sociais, baseados em valores fundamentais para um bom desenvolvimento da vida coletiva das pessoas. Sendo a educação no processo de alternância uma construção baseada na relação família e escola, esta se orienta para a socialização numa dinâmica da complementaridade das diferenças dos conhecimentos. Sendo o sujeito o instigador, provocador da formação, buscando caminhos para consolidar o processo pedagógico dentro da concepção da alternância com esforço coletivo em direções afins, contextualizando sua história, a forma como lida com a avaliação numa visão formativa, através dos avanços de sua proposta pedagógica. Este trabalho teve como objetivo conhecer e aprofundar a prática da (P.A) Pedagogia da Alternância, seu contexto histórico na perspectiva de uma formação integral, tendo como processo metodológico buscas de informações em pesquisas bibliográficas referente à pedagogia da alternância.


Palavras-chave: Formação Integral, Pedagogia da Alternância, Processo, Sujeito.

 

Pedagogy of alternation: an approach to your practice

 

ABSTRACT: This article shows the trajectory of the alternation pedagogy, focusing on its role in a proposal for integral formation of the subject, seeking a quality education that meets the needs of rural education.Where this education is defined by its specificity in pedagogical capable of transmitting social models, based on core values for a successful development of the collective life of the people. As education in the switchover process a building based on the relationship family and school, this is directed towards socializing in a dynamic of complementary differences of knowledge. Being the subject the instigator, provocative training, seeking ways to consolidate the educational process within the concept of alternation with collective effort in similar directions, contextualizing its history, the way it deals with the assessment in a formative vision, through the advances of its proposal teaching. This study aimed to know and deepen the practice of (P.A) Pedagogy of Alternation, its historical context from the perspective of an integral formation, and the methodological process searches for information in literature searches related to pedagogy of alternation. 

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Keywords: School Integral Education, Pedagogy of Alternation, Process, Subject.


Palavras-chave


Formação Integral; Pedagogia da Alternância; Processo; Sujeito.

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