Pedagogia da alternância: uma abordagem a sua prática
Resumo
RESUMO: O presente artigo retrata a trajetória da Pedagogia da Alternância, focalizando seu papel dentro de uma proposta de formação integral do sujeito, visando uma educação de qualidade que responda as necessidades da educação do campo. Onde esta educação seja definida com a sua especificidade no caráter pedagógico com capacidade de transmitir modelos sociais, baseados em valores fundamentais para um bom desenvolvimento da vida coletiva das pessoas. Sendo a educação no processo de alternância uma construção baseada na relação família e escola, esta se orienta para a socialização numa dinâmica da complementaridade das diferenças dos conhecimentos. Sendo o sujeito o instigador, provocador da formação, buscando caminhos para consolidar o processo pedagógico dentro da concepção da alternância com esforço coletivo em direções afins, contextualizando sua história, a forma como lida com a avaliação numa visão formativa, através dos avanços de sua proposta pedagógica. Este trabalho teve como objetivo conhecer e aprofundar a prática da (P.A) Pedagogia da Alternância, seu contexto histórico na perspectiva de uma formação integral, tendo como processo metodológico buscas de informações em pesquisas bibliográficas referente à pedagogia da alternância.
Palavras-chave: Formação Integral, Pedagogia da Alternância, Processo, Sujeito.
Pedagogy of alternation: an approach to your practice
ABSTRACT: This article shows the trajectory of the alternation pedagogy, focusing on its role in a proposal for integral formation of the subject, seeking a quality education that meets the needs of rural education.Where this education is defined by its specificity in pedagogical capable of transmitting social models, based on core values for a successful development of the collective life of the people. As education in the switchover process a building based on the relationship family and school, this is directed towards socializing in a dynamic of complementary differences of knowledge. Being the subject the instigator, provocative training, seeking ways to consolidate the educational process within the concept of alternation with collective effort in similar directions, contextualizing its history, the way it deals with the assessment in a formative vision, through the advances of its proposal teaching. This study aimed to know and deepen the practice of (P.A) Pedagogy of Alternation, its historical context from the perspective of an integral formation, and the methodological process searches for information in literature searches related to pedagogy of alternation.
Keywords: School Integral Education, Pedagogy of Alternation, Process, Subject.
Palavras-chave
Texto completo:
Leia emReferências
ARRUDA, Marcos; BOFF, Leonardo. Globalização: Desafios socioeconômicos, éticos e educativos. Petrópoles, RJ. Vozes 2000.
BEGNAMI, João Batista. Pedagogia da Alternância como Sistema Educativo.
Revista da Formação por Alternância Ano 1- nº 2 Julho de 2006
DUFFARE, André. Educácion, Médio y Alternância. Buenos Aires, APEFA, agosto de 1993.
FRANÇA, Begnami, Marinalva Jardim, Trajetória Histórica e Princípios dos CEFFFAs. Revista da Formação por Alternância ano 6 nº 11 julho de 2011.
GIMONET, Jean Claude, Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs / Jean Claude Gimonet; tradução de Thierry de Burghgrave – Petropeles, RJ: Vozes, Paris: AIMFR-Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007- (Coleção Aidefa- Alternativas Internacionais em Desenvolvimento, Educação, Famílias e Alternâncias)
JEAN PIAGET, TANTO apud EDINA MARIA SILVA OLIVEIRA GODINHO, Pedagogia da alternância, web artigos, Educação, 21 de janeiro de 2008.
LIMA, Maria Nayde dos Santos. Rosas, Argentina (organizadoras) Paulo Freire - Quando as idéias e os Afetos se Cruzam Recife, Ed Universitária UFPE/ Prefeitura da Cidade do Recife - 2001.
LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.
NOSELLA, Paolo. Uma Nova Educação para o meio rural. Sistematização e Problematização da experiência educacional das Escolas Famílias Agrícolas do Movimento Educacional e Promocional do Espirito Santo. Dissertação ( Mestrado em Educação) PUC São Paulo, 1997.
Pedagogia da Autonomia - 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000 b
ROCHA, Isabel Xavier de oliveira A Formação Integral Nos CEFFAs
Revista da Formação por Alternância Ano 3- nº 05 Dezembro de 2007
RACEFFAES- Relatos comentados de experiências Equipe pedagógica da EFA do Bley ES - Revista da Formação por Alternância. – Ano 4 nº 07 Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícola do Brasil, 2008
Revista da Formação por Alternância. - v.1 (2005) Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícola do Brasil, 2010.
SILVA Lourdes Helena - Modalidades, Representações e Práticas de Alternância na Formação dos Jovens Agricultores Revista da Formação por Alternância - Ano 1 nº 2 Julho de 2006
Um olhar sobre Paulo Freire: a partir da realidade cultural do Nordeste Brasileiro/por Paulo Rosas, João Francisco de Sousa, Maria Eliete Santiago, Maria Adozina Monteiro Santiago, Maria Nayde dos Santos, Recife UFPE/NUPEP; Bagaço, 2000.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.