Por uma proposta de educação bilíngue para o sujeito surdo

Meire de Fatima Bressianini Fernandes

Resumo


RESUMO: O presente artigo tece algumas considerações sobre a importância de uma proposta de educação bilíngue para alunos surdos. Apresenta um breve recorte sobre a educação do surdo iniciada de maneira formal no século XVI, modelos e tendências pedagógicas que foram se modificando ao longo do tempo, devido os novos paradigmas de educação. Na perspectiva da educação da pessoa surda, este trabalho ressalta a necessidade que a proposta pedagógica se comprometa com a elaboração de um projeto educacional considerando a cultura surda, a construção da identidade, o respeito e valorização a diferença linguística do sujeito surdo.  Neste sentido, discute a relevância da Escola Inclusiva e Escola Bilíngue para a formação plena do Sujeito Surdo.


Palavras-chave: Educação do Sujeito Surdo; Educação Bilíngue; Educação Inclusiva x Escola Bilíngue.

 

By a bilingual education proposal for the deaf subject

 

ABSTRACT: This article presents some considerations about the importance of a Bilingual Education Proposal for deaf students. It presents a brief clipping on the deaf education, formally initiated in the sixteenth century. It also presents models and pedagogical trends that have been changing over time due to the new education’s paradigms. This work highlights the need for the Pedagogical Proposal to commit itself to an educational project elaboration considering the Deaf Culture. Also considering the identity’s construction, respect and appreciation of the linguistic difference of the Deaf Subject. In this sense, it discusses the relevance of the Inclusive School and Bilingual School for the full formation of the Deaf Subject. 

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Keywords: Deaf Subject’s Education; Bilingual Education; Inclusive Education x Bilingual School.


Palavras-chave


Educação do Sujeito Surdo; Educação Bilíngue; Educação Inclusiva x Escola Bilíngue.

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