Gestão escolar: concepções, processos democráticos e participativa na escola

Daiane de Lourdes Alves

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar os conceitos de implantar uma gestão democrática no ambiente escolar, especialmente no ensino público, para tanto é importante compreender a conceituação do termo, bem como o papel do gestor escolar na busca pela democracia neste ambiente, para finalmente discorrer sobre as implicações da gestão democrática praticada efetivamente no âmbito educacional, assim como seus impactos sobre o ensino. Este trabalho justifica-se por trazer uma visão reflexiva sobre o tema, oportunizando a aquisição de conhecimento e embasamento. A metodologia de pesquisa utilizada aporta-se em bibliografia e documentos relacionados, caracterizando a pesquisa como qualitativa. Ao fim, concluiu-se que a gestão democrática faz parte da demanda da sociedade para levar à educação a seu patamar de qualidade plena.

 

Palavras-chave: Gestão escolar democrática; Pedagogia; Qualidade no ensino público.

School management: conceptions, participatory democratic processes and in school

 

ABSTRACT: This article aims to present the concepts of deploying a democratic management in the school environment, especially in public education, it is important to understand the concept of the term, as well as the role of the school manager in the quest for democracy in this environment, to finally talk about the implications of democratic management practiced effectively within educational, as well as its impact on teaching. This work is justified by bringing a reflective view on the topic, providing opportunities to acquire knowledge and support. The research methodology used the door in bibliography and related documents, featuring the qualitative research. At the end, it was concluded that the democratic administration is part of society's demand for lead to your education level of full quality. 

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Keywords: Democratic School Management; Pedagogy; Quality in public education.


Palavras-chave


Gestão escolar democrática; Pedagogia; Qualidade no ensino público.

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