CRÉDITO RURAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE POLPA DE FRUTAS NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA
Resumo
O crédito rural pode ser considerado uma importante ferramenta para o desenvolvimento da agricultura familiar. O Crédito Rural tem como finalidade estimular o crescimento dos investimentos rurais, permitindo a consolidação econômica principalmente dos pequenos e médios produtores, incentivando o aumento da industrialização e da produtividade, buscando melhorias para população rural, custeando as tecnologias de aperfeiçoamento e a ampliação do empreendimento. No entanto o setor agroindustrial voltado para agricultura familiar surge no estado de Rondônia com relevante importância, tanto em aspectos econômicos quanto agrícolas e sociais, apresentando as diversas linhas de crédito disponibilizadas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento rural pela oferta de financiamentos com taxas de juros mais baixas para agricultores familiares, sendo disponibilizados de acordo com suas características de enquadramento e para isso sua formulação encontra-se dividida em diversas linhas de créditos como PRONAF Mais Alimentos, que financia recursos para aquisição de tecnologias e infraestrutura, como a construção de uma Agroindústria para produtores que trabalham com beneficiamento de produtos originários da agricultura, proporcionando geração de renda, agricultura sustentável e a permanência do homem no campo. Enfim, o presente artigo objetivou verificar a viabilidade e as formalidades para concessão do Crédito Rural para produtores rurais, bem como, sua contribuição para a implantação de uma agroindústria de processamento de polpa de frutas no município de Rolim de Moura. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica com estudo de caso, norteada pela metodologia descritiva para apresentar o conteúdo abordado.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 7. Ed, 2. Reimpressão – São Paulo: atlas, 2006.
ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de agronegócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível em: <http://catagronegocio.weebly.com/uploads/1/1/7/3/11739052/39500879-fundamentos-de-agronegocios.pdf>. Acesso em 30 de abril de 2016, 11h:18min.
Área Territorial Oficial. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/areaterritorial/area.shtm. Acesso em 16 de setembro de 2016, 23h:25min.
BRASIL, Banco Central. FAQ - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Disponível em:<http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/PRONAF.asp#1>. Acesso em 07 de maio de 2016 as 11h:35min.
BRASIL. Decreto nº 58.380, de 10 de maio de 1966. Aprova o Regulamento da Lei que Institucionaliza o Crédito Rural. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d58380.htm>. Acesso em 28 de fevereiro de 2016, as 16h:30min.
______. Decreto Lei nº 167, de 14 de fevereiro de 1967.Dispõe sobre títulos de crédito rural e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del0167.htm>. Acesso em 28 de fevereiro de 2016, as 15h:19min.
______. Decreto n°1.946, de 16 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1946.htm>. Acesso em 07 de maio de 2016, as 10h:45min.
FREITAS, Ernani Cesar de; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S/A,
Disponível em: <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em 08 de maio de 2016 as 19h:23min.
______.______. 2. ed. São Paulo: Atlas S/A, 1989.
______. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2010.
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: Um guia prático.Itabuna: Via Litterarum, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas S/A. 2003.
______. Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. São
Paulo: Atlas, 1991.
PREZOTTO, L.L. Experiência da Rede Agreco de Agroindústrias da Agricultura Familiar. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-agro/outros-materiais-sobre-o-programa>. Acesso em 07 de maio de 2016, as 09h:45min.
SILVA, J. B da e PREZOTTO, L. L. Documento Referencial do Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares 2007-2010 – SAF/MDA. MDA, abr. 2008. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/02_-Cartilha_do_Programa_2007-2010-2.pdf>. Acesso em 07 de maio de 2016, as 09h:35min.
VIANA, Guiomar et al. A importância do crédito rural no contexto das grandes regiões do Brasil. XVI – Semana de Ciências Econômicas.2015. Disponível em: <http://eventos.unicentro.br/economia2015/uploads/files/creditorural.pdf>. Acesso em 27 de fevereiro de 2016, as 22h:15min.
O setor agroindustrial no estado de Rondônia. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ro/artigos/o-setor-agroindustrial-no-estado-de-rondonia,71711a4fde582510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 30 de abril de 2016, 11h:30min.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre Creative Commons
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).