A ÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: PROFESSORES X AVALIAÇÃO

Daiane de Lourdes Alves, Ângela Cutolo

Resumo


Este trabalho pretende contribuir com professores de uma escola pública do município de Rolim de Moura, onde abordaremos os conceitos de Moral e Ética com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre avaliação e ética escolar. Essa e muitas outras são interrogações que nos inquietam como, Qual a função da ética no ambiente escolar? Como a ética está para professor e aluno no ato de avaliar? O diálogo se inicia com o autor Zygmunt Bauman quando nos afirma: “tem coisas que podemos mudar e outras que não depende de nós, porém, posso mudar meu olhar de enxergar determinada situação”. Diante deste modo de ver e pensar o social, vamos fazer um viés sobre os valores sociais e padrões de conduta na escola, abordaremos alguns conceitos sobre sensibilidade, empatia,alteridade,liberdade e bom senso e como essas questões influenciam o ato de avaliar. 


Palavras-chave


Ética; Professores; Avaliação.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ARISTÓTELES. Política. Edição bilingue (português-grego) com tradução direta do grego. Tradução de António Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. 1ª ed. Lisboa:Vega,1998.668p.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Bauman sobre Bauman: diálogos com Keith Tester. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

DEWEY, John. Experiência e educação. 2 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Ensino/Aprendizagem de Arte e sua pesquisa: possibilidades e desafios. In: ROCHA, M.A.; SOUZA, J.A.M. Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade. Belém: PPGARTES-UFPA, 2014.

SANCHEZ Vázquez, Adolfo, Ética / Adolfo Sanchez Vázquez; tradução de João dell’ anna. Ed. 24ª rio de janeiro: civilização brasileira, 2003.

WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio! Direitos humanos de alteridade, surrealismo e cartografia. Tradução de Vívian Alves de Assis, Julio Cesar Marcellino Júnior e Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2010, p. 116.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.