A POESIA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DA LEITURA

Daiane de Lourdes Alves, Marcia Regina Alves kegler, Marilei Padilha

Resumo


Este artigo objetiva discutir sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura, a partir, de atividades desenvolvidas com o gênero textual poesia no 5° ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Estadual do Município de Rolim de Moura. Ele traz como aporte teórico os autores que tratam sobre o que é ler e a importância da leitura na formação do sujeito, entre eles destacam-se: Lourenço Filho (ano), Chartier (1998), José Machado (2000), Geraldi (ano), Zibernan (2001) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliografia e pesquisa de campo, a partir de uma experiência docente com alunos de uma escola Estadual. Consideramos que a escola é um dos poucos espaços onde muitas crianças da classe popular tem acesso a materiais de leitura e a diversidade de gêneros textuais que circulam socialmente, por isso, é tarefa dela aproximar, inserir e possibilitar às crianças esse contato e esse acesso.


Palavras-chave


Leitura; Aluno; Escrita; Poesia.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 50a ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Professora Sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 3 ed. São Paulo, Olho d’água, 1993.

SILVA, Ezequiel Theodoro da Conferência sobre leitura - trilogia pedagógica/Ezequiel Theodoro da Silva. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SILVA, Ezequiel Theodoro da Leitura em Curso – trilogia pedagógica/Ezequiel Theodoro da Silva. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

LERNER, Délia. Ler, escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.