A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Daiane de Lourdes Alves, Angela Cutolo

Resumo


Este artigo pretende contribuir com a prática didática pedagógica do professor na sala de aula. Oferecendo subsídios teóricos metodológicoscapazes dar suporte a ação do mestre, favorecendo o processo social da inclusão. A partir de uma revisão de literatura especializada – que agrega o saber histórico, comoferramentas de apoio educacional para professores de escolas públicas trabalhar com alunos com necessidades especiais. A educação inclusiva é para que os estudantes com necessidades especiais tenham acesso ao ensino formal sem distinções dentro da sala de aula.

Palavras-chave


Inclusão. Prática didática pedagógica. Sala de aula.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


ALENCAR, E. S. Psicologia e educação do Superdotado-São Paulo: EPU, 1986.

BUSCAGLIA, L. Os deficientes e seus pais. Rio de Janeiro, Record, 1993.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n. 9.394/96

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra S/A, 1998, p. 32.

LUCKESI, Cipriano Carlos. "O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem." Revista Pátio 12 (2000).

MACHADO, R. Educação inclusiva: revisar e refazer a cultura escolar. In: MANTOAN, M. T. E. O desafio das diferenças na escola. 1. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 69-76.

MANTOAN, M. T. E. Educação inclusiva: orientações pedagógicas. In: BRASIL. Ministério da Educação. Atendimento educacional especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas. Brasília: SEESP, 2007.

MEC, Inclusão. Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial. v.4, nº 1 – jan/jun, 2008.

PACHECO, José. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VYGOTSKY Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo. Editora Martins Fontes, 1984, p. 101.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.