COMPETITIVIDADE NO MERCADO FARMACÊUTICO

Paulo Henrique Branco, Brenda Augusta Ruas, Edgard Costa dos Santos Ribeiro

Resumo


RESUMO: Nos últimos séculos a humanidade vem presenciando várias revoluções tecnológicas, elas mudaram o jeito com que os produtos são fabricados e a forma que as pessoas os adquirem. Em decorrência desse fato o mercado se apresenta cada dia mais competitivo. A busca por maior qualificação e inovação fez com que os clientes se tornassem mais exigentes. Estas mudanças se refletiram também no setor farmacêutico, isso pode ser observado pela forma com que os clientes escolhem a forma de comprar medicamentos e insumos, por exemplo o que leva o cliente a escolher um determinado estabelecimentos ao invés de outro ou mesmo de fazer esta compra por intermédio da internet. Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características do comercio farmacêutico crescente no município de Rolim de Moura - RO.

 

 

Palavras-chave: Mercado Competitivo, Planejamento Estratégico, Forças Competitivas e Merchandising.

 

 

Competitiveness in the pharmaceutical market

 

 

ABSTRACT: In recent centuries humanity has witnessed several technological revolutions, they have changed the way products are manufactured and the way people acquire them. As a result of this fact, the market is becoming more and more competitive. The quest for greater qualification and innovation has made customers more demanding. These changes are also reflected in the pharmaceutical sector, this can be observed by the way in which customers choose how to buy medicines and supplies, for example what leads the customer to choose one particular establishments instead of another or even to make this purchase through the internet. This work aims to analyze the main characteristics of the growing pharmaceutical trade in the municipality of Rolim de Moura - RO.

 

Keywords: Competitive Market, Strategic Planning, Competitive Forces and Merchandising


Palavras-chave


Mercado Competitivo; Planejamento Estratégico; Forças Competitivas; Merchandising

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


BECKER, Grace Vieira; MELLO, Maria Ivone. PROJETO DE ESTÁGIO E DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. 3ª ed. São Paulo: ATLAS, 2009.

DAVID, M. et al. ESTRATÉGIA DE EMPRESAS. 8ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

FEBRAFAR: MERCADO farmacêutico brasileiro deve chegar aos r$ 100 bi até 2017 e atrai estrangeiros: Disponível em . Acesso em: 08 nov. 2013

GIL, Antonio Carlos. COMO ELABORAR PROJETO DE PESQUISA. 5ª ed. São Paulo: ATLAS, 2010.

LUPETTI, Marcélia. GESTÃO ESTRATÉGICA DA CUMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA. São Paulo: THOMSON, 2007.

MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. ESTRATÉGIA A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 1988. 18ª Reimpressão.

PORTER, Michael E. ESTRATÉGIA COMPETITIVA. 2ª ed. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2004. 7ª Reimpressão.

RIBEIRO, CLAUDINEI JOSÉ: COMPETITIVIDADE: Fator determinante para a sobrevivência das organizações e do homem. Faculdade Anchieta São Bernado do Campo – SP, 2011. Disponível em acesso em 31 out. 2013.

SOUZA, Rita C. Oliveira: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. Pos-Graduação UCM, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2013.

YUKIO. COMPETITIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO. Disponível em . Acesso em: 03 out. 2013.

INOVAÇÃO É A CHAVE PARA MERCADO COMPETITIVO. Disponível em . Acesso em: 07 out. 2013.

QUITANS, Rui Costa. O DESAFIO DOS EXECUTIVOS, ESTÁ EM SABER PRODUZIR COM QUALIDADE USANDO A TECNOLOGIA PARA OBTER LUCRO NO MERCADO. Disponivel em . Acesso em: 07 out. 2013.

FREITAS, Eduardo de. PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 15. Out. 2013




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.