O SER PESQUISADOR: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO BASEADO EM EVIDÊNCIAS.

Silvana Carvalho Barbosa, Gésica Borges Bergamini

Resumo


RESUMO: A educação passou por várias transformações nas suas vertentes educacionais, mas, infelizmente, só algumas camadas da sociedade foram estimuladas a essas novas concepções. Os novos modelos de ensino nem sempre chegaram às regiões mais afastadas das grandes cidades e quando chegavam os professores tinham dificuldades em implantá-las, muitas vezes por falta de políticas que pudessem atender as demandas com qualidade. Durante o ensino regular o aluno não é estimulado a práticas constantes de leituras a bons textos e acabam tornando-se um adulto acrítico. O Método Científico tem fundamental importância para um estudante e futuro pesquisador, pois ele terá maior facilidade e um direcionamento na sua pesquisa. O artigo aqui desenvolvido tem o objetivo de esclarecer e mostrar ao leitor que há questões fundamentais na humanidade que precisam ser elencadas para a melhor utilização das regras estabelecidas pela Metodologia Científica, como os conhecimentos vividos pelas pessoas e o início de uma pesquisa.

 

Palavras-chave: Método da pesquisa; Conhecimento; Pesquisador.

 

THE BEING RESEARCHER: THE CHALLENGES OF A TRAINING BASED ON EVIDENCE

 

Asbtract: Education has undergone several transformations in its educational aspects, but, unfortunately, only some layers of society were encouraged to these new concepts. The new models of teaching not always reached the most remote regions of large cities and when they arrived the teachers had difficulties in deploying them, often for lack of policies that could meet the demands with quality. During the regular education the student is encouraged to practice good readings of texts and end up becoming an adult uncritical. The scientific method has fundamental importance for a student and future researcher, because he will have greater ease and a targeting in your search. The article here developed is intended to clarify and show the reader that there are fundamental issues in humanity that need to be listed for the best use of the rules laid down by Scientific Methodology, as the knowledge experienced by people and the begining of a research.

 

Keywords: Education; Search method; Knowledge. Researcher.


Palavras-chave


Educação. Método da pesquisa. Conhecimento. Pesquisador.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


LIBÂNIO, João Batista. Introdução à vida intelectual. 2. ed. São Paulo: editora Loyola, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. São Paulo: editora Atlas S.A, ano 2003.

Morin, Edgar. Ciência com consciência. - 8 ed. - Rio de Janeiro: editora Bertrand Brasil, ano 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: editora Paz e terra, ano 2005.

Popkin, Richard, "Ceticismo". Niterói RJ: editora da Universidade Federal Fluminense, ano 1996.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. – Novo Hamburgo: editora Feevale, ano 2013.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. São Paulo: editora: Loyola, ano 2005.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.