O impacto da evasão e reprovação escolar no orçamento público municipal: estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do município de Rolim de Moura - RO

Rutilene Maria Chagas

Resumo


RESUMO: A educação é pressuposto essencial para a ascensão da cidadania, de forma a permitir o exercício dos direitos civis, políticos, econômicos e sociais do cidadão. Entretanto, o Brasil tem enfrentado problemas constantes com a evasão e a reprovação escolar, as quais se avolumam em sentido proporcional, desafiando governos, educadores e toda a sociedade ao longo do tempo. Neste contexto pretende-se através desse estudo investigar o índice de evasão escolar e o possível impacto incidente no orçamento público. A metodologia aplicada consiste em um estudo de caso de natureza exploratória, descritivo, objetivando proporcionar dados para a realização de estudos mais aprofundados sobre a matéria. A pesquisa abordou análise em material bibliográfico, documental e meios eletrônicos visando à busca de conhecimentos quanto ao processo orçamentário. Para complementar o processo de investigação, foi aplicado um questionário fechado composto por dez questões de múltiplas alternativas pelo método survey direcionado aos professores e uma entrevista com dois diretores de educação do município. O levantamento dos dados para o estudo em tela foi obtido em colaboração dos professores das escolas municipais da área urbana do município de Rolim de Moura – RO. Assim sendo verificou-se que a evasão e reprovação escolar são fenômenos que de fato influenciam em matéria de aplicação de recursos na educação pública. Não obstante causam ainda danos individuais comprometendo o aprendizado do aluno em sua trajetória escolar. Em que pese, os dados levantados com a pesquisa demonstra que à evasão e a reprovação escolar vem retroagindo com timidez, o que significa dizer o quanto ainda se faz necessário à implantação de políticas públicas voltadas para o ensino.

 

 Palavras-chave: Evasão. Reprovação. Educação. Orçamento Público.

                                                               

 The impact of school evasion and disapproval in the municipal public budget: a case study in elementary schools in the municipality of Rolim de Moura - RO

 

ABSTRACT: Education is an essential precondition for the rise of citizenship, in order to allow the exercise of civil, political, economic and social rights of citizens. However, Brazil has faced constant problems with school failure and dropout, which pile up in proportional sense, challenging governments, educators and society as a whole over time. In this context it is intended through this study to investigate the dropout rate incident and the possible impact on the public budget. The methodology consists of a case study of an exploratory, descriptive, aiming to provide data to conduct further studies on the subject. The research discussed in bibliographic material analysis, document and electronic media aimed at seeking knowledge about the budget process. To complement the research process was a questionnaire consisting of closed ten questions of multiple alternative survey method directed by teachers and an interview with two directors of education in the municipality. Data collection for the study was obtained on-screen collaboration of teachers in municipal schools in the urban area of Rolim de Moura - RO. Thus it was found that the dropout and school failure are phenomena that actually influence on the application of resources in public education. Nevertheless cause further damage compromising individual student learning in their school. Despite the data collected with the survey shows that the dropout and school failure backdating comes with shyness, which means how much is still needed for the implementation of public policies for education. 

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Keywords: Evasion. Disapproval. Education. Public Budget.

Palavras-chave


Evasão. Reprovação. Educação. Orçamento Público.

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