NA LITERATURA: O APRIMORAMENTO DOS DISCURSOS DO DISCENTE A PARTIR DO INCENTIVO À PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Flávio Fernandes Mesquita
https://orcid.org/0000-0003-3811-6722
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Luciana Gonçalves KROHN
https://orcid.org/0000-0001-5946-7850
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
A atividade de elaboração de textos tem evidenciado que várias são as dificuldades no ato de escrever, tornando-se evidente que o formalismo linguístico e a tradição gramatical têm sido praticados com muita lealdade pela maioria dos docentes. Mostrar alguns costumes, como o método de escrita na escola, assim, é indispensável para avaliar o que leva essa atividade a colaborar para a fragilidade da escola, no que tange as produções de textos, entretanto, isso traz um processo negativo de desmotivação dos educandos em relações as suas produções. O estudo merece destaque e encontra sustentação em uma das principais funções do professor, que é a de incentivar seus alunos na produção de textos, auxiliando-os na construção e utilização de estratégias que aprimorem suas habilidades para os elementos dos discursos escrito e oral de forma consciente e crítica. O presente trabalho traz alguns pressupostos bibliografias de livros, artigos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e demais normativas vigentes, como consulta a sítio da internet, que resultaram na detecção da necessidade de se investir em melhor formação docente e em novas práticas teórico-metodológicas que possibilitem ao profissional da educação contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos, formando cidadãos capazes de refletir e discursar sobre o mundo ao seu redor e respeitar as diversidades existentes.
Emerson Barbosa Passos da Silva
https://orcid.org/0000-0001-5443-7740
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Rodovia RO 383 - Km 1 - Lado Sul - Rolim de Moura - Rondônia - CEP 76940-000
Telefone: 3449-1800 - ramal 1027
e-mail: revista@farol.edu.br / site: www.farol.edu.br