NA LITERATURA: O APRIMORAMENTO DOS DISCURSOS DO DISCENTE A PARTIR DO INCENTIVO À PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA

Flávio Fernandes Mesquita, Luciana Gonçalves KROHN, Emerson Barbosa Passos da Silva

Resumo


A atividade de elaboração de textos tem evidenciado que várias são as dificuldades no ato de escrever, tornando-se evidente que o formalismo linguístico e a tradição gramatical têm sido praticados com muita lealdade pela maioria dos docentes. Mostrar alguns costumes, como o método de escrita na escola, assim, é indispensável para avaliar o que leva essa atividade a colaborar para a fragilidade da escola, no que tange as produções de textos, entretanto, isso traz um processo negativo de desmotivação dos educandos em relações as suas produções. O estudo merece destaque e encontra sustentação em uma das principais funções do professor, que é a de incentivar seus alunos na produção de textos, auxiliando-os na construção e utilização de estratégias que aprimorem suas habilidades para os elementos dos discursos escrito e oral de forma consciente e crítica. O presente trabalho traz alguns pressupostos bibliografias de livros, artigos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e demais normativas vigentes, como consulta a sítio da internet, que resultaram na detecção da necessidade de se investir em melhor formação docente e em novas práticas teórico-metodológicas que possibilitem ao profissional da educação contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos, formando cidadãos capazes de refletir e discursar sobre o mundo ao seu redor e respeitar as diversidades existentes.


Palavras-chave


Produção textual; Discurso; Escrita.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


Referências

AÇÃO BÁSICA. Indicadores da qualidade na educação: dimensão ensino e aprendizagem na leitura e escrita. SEB/MEC (coordenadores). Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica. São Paulo-SP: Ação Educativa, 2006.

BARBOSA, Severino A. M.; AMARAL, Emília. Escrever é desvendar o Mundo. Campinas-SP: Papirus, 1986.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília-DF: Secretaria de Educação, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares de Língua Portuguesa 1º e 2º ciclos. Brasília-DF: 1997.

BRASIL.Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília-DF: MEC, 1999.

CUNHA, Celso. Gramática do Português Contemporâneo. Belo Horizonte-MG: Bernardo Álvares, 1970.

FERRAREZI, Celso Junior. Discutindo Linguagem com Professores de Português. 2.ed. Porto Velho-RO: Revista e Ampliada, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo-SP: Editora Cortez, 1989.

FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara.Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo-SP: Editora Contexto, 1998.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo-SP: Editora Martins Fontes, 1997.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas-SP:Pontes Editora, 1989.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. São Paulo-SP: Editora Contexto, 1989.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Texto e a construção dos sentidos. 2.ed. SãoPaulo-SP: Editora Contexto,1998.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos.A coerência textual. 5. ed. São Paulo-SP: Editora Contexto, 1993.

KOCHE, Vanilda Salton; PAVANI, Cínara Ferreira; BOFF, Odete Maria Benetti. O processo de reescrita na disciplina de língua portuguesa instrumental. Linguagem & Ensino, Pelotas-RS, v.. 7, n. 2, 2004.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo-SP: Editora Ática, 1991.

MARCUSCHI, Luís. Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In Dionísio. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro-RJ: Lucerna, 2002.

MATOS, Gláucia Coelho de Jesus; GERACI, Keite Alves de Sousa. A produção de texto dissertativo: as possíveis intervenções do professor como mediador da construção do texto. 2006. Monografia. Faculdades Integradas Iesgo. Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa. Formosa-GO, 2006.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. Leitura e (re)escritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o seu ensino. 6. ed. Catanduva-SP: Rêspel, 2005.

SILVA, Ademar da. Alfabetização: a escrita espontânea. São Paulo-SP: Editora Contexto, 1991.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Um estudo textual-discursivo do verbo no portugues do Brasil. 1991. 2v. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas-SP. Disponível em: http://www.repositorio. unicamp.br/handl e/REPOSIP/269755. Acesso em: 13 jul. 2020.

TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. São Paulo-SP: Editora Ática, 1994.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.